FANDOM

WikiEsboço Esboço

O console é o principal componente da interface para uso dos jogadores. Ele fornece informações, o controle de unidades e os comandos de movimentar essenciais para o desenrolar de uma partida. O console fica localizado na parte inferior da tela do jogador.

O domínio sobre o console é considerado parte dos fundamentos básicos do jogo[1].

UsoEditar

Ele tem uso em jogos multi-jogador (famoso multi player) nos Modos: Contra, Missões Cooperativas e Jogos Personalizados, como também nas missões do Modo Campanha (single player).

No modo arcade, cada mapa pode oferecer uma interface bem diferente, dependendo do que ele se propõem. Normalmente, há tutoriais do mapa explicando o uso da interface alterada, quando este é bem diferente e não tão intuitivo. Infelizmente, neste modo, por serem mapas feitos por jogadores há grande chances de ser disponibilizados o conteúdo apenas em inglês.

Entendendo o ConsoleEditar

Console SC2 Protoss Padrão Exemplo 01

O console é dividido em quatro partes. São eles:

  1. Minimapa (nº1, nº2, nº3)
  2. Painel de Informações (nº4, nº5, nº6, nº7)
  3. Painel de Comando (nº8, nº9)
  4. Grupo de Controle (nº10)

Todos os StarCraft possuem a quarta parte, porém, no StarCraft Original, não há a indicação visual do grupo de controle criado, igual ao que aparece no StarCraft 2. O sistema é bem mais simples e será explicado abaixo.

MinimapaEditar

O minimapa é a principal forma de se ver onde está as suas tropas, as tropas inimigas, estruturas e a topografia do mapa jogado.

Por topografia, você deve entender que se refere ao relevo do mapa e algumas coisas que ele contêm, isso inclui:

  • Terreno elevados e terreno rebaixados.
  • Rampas e pontos de estrangulamento.
  • Estruturas Neutras.
  • Bases (local onde ficam os minérios e gás).
  • Partes não passáveis (Rios, Lagos, regiões com lava e penhasco).
  • Vegetações.

IndicadoresEditar

Nesta parte aparecem também, os indicadores visuais. O mais comum, é do posicionamento da câmera de jogo. A linha branca que forma um quadrado está apontado a região que está sendo vista pelo jogador.

Outro indicador que também é visto com frequência é o indicador de unidades ou estruturas sendo atacadas, ela fica piscando. Em jogo de equipes e de missões cooperativas, há indicadores visuais únicos, que podem ser colocados no mapa por jogadores e mostrados no minimapas de aliados.

Eles indicam rapidamente ações de:

  • Atacar local ou unidade especifica.
  • Recuar
  • Expandir
  • Manter posição em certo lugar.

Área inexploradoEditar

Pela mecânica do jogo, no início, todo o minimapa (exceto sua base e pontos chaves) está oculto de sua visão. Esta área da qual você não tem visão é representada pela cor preta e é conhecida como área inexplorada.

Para ter visão de qualquer área, basta você levar uma unidade para abrir o mapa.

Névoa e Campo de VisãoEditar

Além de explorar o mapa para ter a visão, o jogador deve entender a mecânica da névoa da guerra e campo de visão.

Todo o mapa que foi explorado, fica encoberto pela névoa da guerra. Você só pode ter a visão clara de uma região ou ver movimentação, se você tiver uma estrutura ou unidade naquela parte do mapa ou se controlar uma Torre Xel'Naga (ela oferece um grande campo de visão).

Se a unidade morrer ou sair da posição, ou se, a estrutura que dava visão for destruída, a névoa tomará novamente aquela parte do mapa. A região ficará marcada como explorada, mas você não saberá o que está acontecendo mais naquela área.

Tamanhos de Mapas RepresentadoEditar

Os mapas podem ter tamanhos diferentes e com isso, quanto maior ele, maior será a área ocupada na parte do minimapa. É comum os mapas grandes estarem associados a jogos de equipes de 8 contra 8 jogadores (do modo contra e jogos personalizados) e alguns casos, relacionado as missões finais do modo campanha.

WikiVejaTambem Veja Também: Mapas.

Painel de InformaçõesEditar

O painel de informações, encontrado na parte central do console, oferece todas as informações da unidade ou estrutura selecionada. Se você selecionar uma unidade, você verá:

  • Nome
  • Contagem de Tempo - Somente aparece em unidades temporárias controlada pelo jogador que a originou. Há uma indicação visual extra de contagem de tempo que aparece logo abaixo da barra de vida da unidade no mapa.
  • Abates - Quantidade de unidade mortas pela unidade selecionada.
  • Rank - Dependendo da quantidade de unidades abatidas, ela vai subindo de rank. Não tem um uso e também não dá nenhuma vantagem ou benefício para unidade, é apenas para curiosidade do jogador.
  • Tipo - Esta informação é útil para saber qual unidade é boa contra ela ou se for uma unidade sua, recuar ela de um possível agressor que tenha foco no tipo dela e assim protege-la.
  • Aprimoramentos - Esta informação é útil para saber quem tem a vantagem em aprimoramentos e assim evitar um ataque desnecessário.
  • Imagem 2D da Unidade - O desenho é conhecido como "Wireframe" e ele oferece a informação rápida sobre a saúde da unidade variando a cor da imagem. Quando se tem um grupo de unidades selecionadas, é esta imagem que aparece representando as unidades. Você pode ver na imagem de exemplo abaixo.
  • Status - Ao lado esquerdo da imagem, há os indicadores de status de condições especiais da unidade. Isso inclui, por exemplo: a unidade está camuflada, ou sob o efeito de uma injeção de esteroides, a unidade está com os movimentos desacelerados, sob efeito de um feixe gráviton etc.
  • Pontos de Vida - Informação sobre quantidade de pontos de vida atual / Ponto de vida total. Ela e o wireframe mudam de cor conforme vai diminuindo a quantidade de pontos de vida. Há quatro cores distinguíveis para representar:
    • 092 Verde (toda vida e arranhão)
    • 078 Amarelo (avariada levemente)
    • 050 Laranja (avariada)
    • 022 Vermelha (severamente avariada)
  • Escudo - Aparece somente em unidade da raça protoss. Esse escudo absorve parte do dano até ele acabar.
  • Pontos de Energia - Informação sobre a quantidade de pontos de energia atual / Pontos de energia máximo.
  • Retrato Animado - Este é o retrato da face da unidade e dependendo do tipo, é claro, do(a) personagem/piloto que controla ela. Se você clicar no retrato, a câmera se posicionará no mapa para dar visão do local onde está a unidade. Dependendo da qualidade gráfica escolhida para o jogo, pode ser substituída por uma imagem estática da versão 3D, inclusive, é este retrato que é disponibilizados como Retrato de Perfil.

Console SC2 Protoss Padrão Exemplo 02
Três páginas de unidades da raça protoss listadas. Algumas com as cores diferente para você entender quais são danificadas.

Há ainda informações extras que só pode ser vista ao posicionar o ponteiro do mouse sobre a região dos aprimoramentos. Nela você pode ver:

  • Ataque - Nome das armas com os valores de dano e dano extra à um "tipo".
  • Velocidade de Ataque - Indicação de quanto tempo leva para a unidade atacar.
  • Defesa - Indicação de blindagem e quantidade de defesa.
  • Taxa de Regeneração - Indicação para o tempo (em milissegundos) de regeneração de vida.
  • Velocidade de Movimento - Informação da velocidade de movimentação da unidade.

Painel de ComandoEditar

Antes de iniciar, devemos elucidar o termo usado: Esta parte do console pode ter muito nomes diferentes se você procurar informações na internet. No próprio site é indicado que o nome dele é painel de ação, ou em alguns trechos de texto, é painel de comando. Já foi encontrado os termos: cartela de comando e cartão de comando. Este ultimo é encontrado dentro dos jogos de StarCraft II , na parte opções e gameplay. Em inglês, no site oficial e no jogo é apenas usado painel de comando (command panel) e portanto será esse o adotado na wiki.

Como você pode ver, é nesta parte da direita do console que se encontram os comandos de ação de unidades e estruturas. Eles também são botões clicáveis pelo mouse. Há uma diferença significativa entre o StarCraft e StarCraft II. A mais gritante é a quantidade de ações listadas que podem ser feitas no StarCraft II. Há no total de 5 ações por linha (total: 15), bem maior que do StarCraft original que tinha apenas 3 ações por linha (9 no total). Essa mudança talvez seja a influência direta de outro jogo RTS da blizzard, o Warcraft III:Reign of Chaos e sua expansão, Warcraft III: Frozen Throne. Eles possuíam 4 ações por linha.

Cada comando, além de ser clicável, dependendo da raça que se está jogando, possui uma tecla de atalho especifica de uso. Você pode personalizar a qualquer momento, indo em opções > teclas de atalho.

Elas ajudam bastante o jogador a fazer os comando rapidamente enquanto mantêm atenção na vida das unidades durante um ataque.

WikiVejaTambem Veja Também: Tecla de Atalho.

Comandos ComunsEditar

Basicamente, em ambos os StarCraft, há o seguintes comandos de unidade em comum:

  • Mover & Seguir - Clicando no chão/piso, ele movimenta a unidade de um ponto a outro. Se você selecionar uma unidade, ele seguirá a unidade.
  • Parar - Para qualquer ação da unidade.
  • Manter Posição - A unidade fica parada na posição na hora que você acionou o comando.
  • Atacar & Ataque em Movimento - A unidade ataca uma unidade ou estrutura indicada pelo mouse, ou se você acionar o comando e clicar no chão, as unidades se movimentarão e atacarão qualquer unidade ou estrutura que ela encontrar no percurso até chegar no ponto indicado no chão. É conhecido como A-Move.
  • Patrulhar - Diferente do Movimento de Ataque, que tem um fim, o patrulhar destina a unidade a sair do ponto que a unidade se encontra para outro, indicado pelo ponteiro do mouse. A unidade repetirá sem parar, para guardar e proteger a área. Se uma unidade inimiga aparecer e estiver no campo de visão dela, ela automaticamente irá ataca-la, exceto em alguns casos, por exemplo: Unidades terrestre que não ataca unidade aéreas. Se ela tiver êxito no combate, ela voltará automaticamente a patrulhar.
  • Construir estrutura básica (Terrano), Transmutar estrutura básica (Zerg), Transdobrar estrutura básica (Protoss) - Basicamente é o comando dos trabalhadores de cada raça para construir estruturas. O termo, como você pode ver, varia dependendo da raça.
  • Construir estrutura avançada (Terrano), Transmutar estrutura avançada (Zerg), Transdobrar estrutura avançada (Protoss) - Basicamente é o comando dos trabalhadores de cada raça para construir estruturas avançadas. O termo, como você pode ver, varia dependendo da raça.

Já para estruturas, em ambos os StarCraft, há os seguintes comandos em comum:

  • Ponto de Concentração - Todas unidades que saem de estruturas vão para posição indicada pelo jogador. Se não houver um ponto de concentração indicado, as unidades ficam paradas ao lado da estrutura de origem. No StarCraft II você pode enfileirar até 3 posições.
  • Criar Trabalhador - Primeiro comando de bases e parte básica do jogo. Ele cria os trabalhadores para criar estruturas e coletar recursos. Cada raça tem um termo diferente no botão, mas desempenha a mesma função.

A última linha, normalmente está relacionada ao comando de uso de habilidades de unidades e estruturas. Como há uma lista enorme delas, é recomendado a visitar a página de cada unidade e estrutura de cada raça, para ver as teclas de atalho e o que elas fazem.

Você deve entender que há em alguns casos especiais de comandos:

  • Habilidades Auto-Lançadoras - Elas possuem uma pequena animação que fica girando no botão do comando. Essas habilidades podem ter o lançamentos automático desligados ao clicar com botão direito do mouse.
  • Habilidades passivas - São as únicas que não tem a aparência de botão e é única onde o jogador não tem nenhum controle sobre ela. Serve apenas para saber que unidade ou estrutura tem a habilidade.

Grupo de ControleEditar

O grupo de controle aparece apenas quando o jogador define uma seleção de unidades associadas a uma tecla numérica (Não confunda com o teclado numérico). Só então aparecerá acima do console, o grupo de controle definido.

Por usar as teclas numéricas, o jogador poderá ter até 10 grupos para criar. E dependendo da quantidade de unidades de exercito, cada grupo comporta até 5 "páginas" de unidades.

É útil para separar unidades fracas em um grupo de controle e que devem ficar atrás das mais fortes, ou criar esquadrões para atacar bases inimigas de vários lados.

Contador de APMEditar

Há disponibilizado ao lado do grupo de controle, um pequeno espaço para o medidor de APM. Ele está disponível nas versões:

  • SCR - Todos os consoles do remasterizado, possuem a opção.
  • SCII - Apenas nos consoles clássicos remasterizados das raças e do celebração galáctica.

Você verá o espaço na lista de consoles abaixo.

ConsolesEditar

StarCraftEditar

Consoles do StarCraft são acessados no menu Option > Game, dentro de uma pequena caixa de rolagem. Na versão remasterizada em português, é Opções > Jogo.

WikiAviso Se um dos consoles novos for escolhido, ele permanecerá ativo, mesmo no modo campanha/história do jogo..

StarCraft IIEditar

Os consoles do StarCraft II são acessados na guia Coleção > Consoles.

Os consoles adicionais foram anunciados seus desenvolvimento em 4 novembro de 2016. Eles seriam disponibilizados futuramente em um War Chest[4].

WikiAviso Caso você escolha um dos consoles novos, ele não aparecerá no modo campanha dos jogos. Ele só ficará ativos no modo Contra e Jogos Personalizados. O motivo disso: no modo campanha eles apresentam animações diferentes..

WikiVejaTambem Veja Também: War Chest.

Referências Editar