FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Explorador Científico.
Fonte: Descrição oficial do site clássico do StarCraft.

A cosmonave científica é uma unidade aérea terrana que tem a função de suporte. Ela é produzida no estaleiro sideral quando este está anexado a uma torre de controle e há a estrutura instalações científicas construida para liberar a produção.

Ela tem um grande campo de visão que pode ajudar tanques de cerco a acerta alvos bem distantes. Por ela não carregar nenhum tipo de armamento, é necessário estar sempre próxima do exército para defende-la.

Mesmo não atacando, suas habilidades de suporte são extremamente úteis. A principal é a detecção que vai ajudar a revelar unidade camufladas, entocadas ou alucinações.

Outra que já vem disponibilizada mas que necessita de energia para usar é a matrix de defesa. Ela coloca um pequeno escudo energético ao redor de unidades, permitindo-as resistir a grande ataques enquanto estiver sob o efeito da habilidade.

Existe outras duas habilidades que podem ser pesquisadas e também necessitam de energia para ser ativadas. Elas serão necessárias para contrapor estratégias inimigas especificas ou criar uma pequena fraqueza no exército inimigo.

O primeiro, chamado irradiar, permite selecionar um alvo e fazer da unidade escolhida um pequena fonte nociva que emite radiação, causando dano em qualquer unidade biológica que esteja próxima a ela, independente de ser aérea ou terrestre. A própria unidade alvejada também é afetada se ela for biológica, podendo morrer antes de causar estrago.

A habilidade é ideal para quando há uma quantidade considerável desse tipo, forçando o inimigo a ter que separar a unidade afetada do restante para não enfraquece-los ou até mata-los. A habilidade não afeta unidade mecânicas, mas jogadores utilizam essa vantagem e aplicam em suas próprias unidades aéreas mecânicas para aproximar dos trabalhadores inimigos, para tentar interromper a coleta de recursos e até mata-los, já que a chance de fugirem fazendo uma pequena fila facilita o trabalho.

Para evitar que o inimigo faça o mesmo ou que ele use em sua composição de exército bastante unidades que utilizam energia, há habilidade chamada onde de choque PEM (pulso eletromagnético), que permite drenar a energia (incluindo escudos de plasmas) em uma área alvejada. Ela pode ser muito útil, como pode ser bem perigosa, já que remove a energia de unidade aliadas também.

Como a cosmonave precisa de muita energia para usar suas habilidades, é possível pesquisar um aprimoramento que aumenta a quantidade de energia total que ela pode armazenar. Com ele, garantirá pelo menos mais um uso de qualquer habilidade no campo de batalha. Mas é necessário ficar atento com outras unidade inimigas que também podem drenar energia, sendo só recomendado a fazer quando for contra zerg, já que não há unidade do tipo.

Mesmo ela tendo uma blindagem para aguentar uma pequena quantidade de dano, ela pode ser facilmente eliminada por ser uma unidade lenta, ou se tiver algo para defende-la, ela pode ficar bem avariada.

Por ele ser uma unidade mecânica, os VCEs podem utilizar a habilidade "Reparar", para restaurar os pontos de vida da unidade por um pequeno custo em recursos.

Habilidades Editar

WikiSemImagem
lve

Matrix de Defesa

Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Ativável.
UsoLimite de Uso:Energia - 

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

WikiSemImagem
lve

Onda de choque PEM

Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Pesquisável - Ativável.
UsoLimite de Uso:Energia - PesquisaPesquisada na: Instalações Científicas. - Requer para pesquisar:

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

WikiSemImagem
lve

Irradiar

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

WikiSemImagem
lve

Reator Titã

Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Pesquisável - Aprimoramento.
PesquisaPesquisada na: Instalações Científicas. - Requer para pesquisar:

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

História Editar

Muitas colônias tem colocado plataformas exploradoras em pontos estratégicos por toda galáxia para estudos de fenômenos anômalos distantes, e a própria corporação do esquadrão epsilon usa eles extensivamente ao longo das fronteiras confederadas para vigilância e estudo. Recentemente, com forças alienígenas começando a invadir espaço das colônias, cosmonaves exploradoras e sua tripulação acabaram sendo reconvocadas para a ajudar com a pesquisa e produção de novos sistemas de armas militares e tecnologias, como também providenciar suporte de combate e guerra eletrônica.
Fonte: História oficial do site clássico do StarCraft[3].

Unidades StarCraft
Terrestre
Biológicas: VCESoldadoFantasmaMorcego de FogoMédico
Mecânicas: Tanque de CercoAbutre (Mina Aranha) • Golias
Aéreas
StarCraft II
Terrestre
Mecânicas: MULEEndiabradoTanque de CercoThorCicloneMina ViúvaAbutre (Mina Aranha) • Golias
Aéreas
Estruturas StarCraft
Básica
Depósito de SuprimentosCentral de ComandoQuartelRefinaria
Que requer o quartel construído
Polo de EngenhariaCasamataAcademia
Que requer o polo de engenharia construído
Torre de Misseis
Avançada
FábricaEstaleiro SideralArsenal
Que requer o estaleiro sideral construído
Instalações Científicas
Anexos
StarCraft II
Básica
Que requer o quartel construído
Polo de EngenhariaCasamataComando OrbitalAcademia Fantasma
Torre de MísseisTorre SensorialFortaleza Planetária
Avançada
FábricaEstaleiro SideralArsenal
Núcleo de Fusão
Anexos
Laboratório TécnicoReator
Torre de Artilharia AutomatizadaDróide de Defesa Pontual

ReferênciasEditar

  1. 1,0 1,1 1,2 https://web.archive.org/web/20181207023900/http://classic.battle.net/scc/terran/ustats.shtml Página de estatísticas de unidades terranas no site antigo, arquivado pela Archive.org - Em inglês - 05/08/2019.
  2. https://liquipedia.net/starcraft/Unit_Movement_Speed Liquipedia de StarCraft sobre velocidade - Em inglês - 05/08/2019
  3. https://web.archive.org/web/20181210160414/http://classic.battle.net/scc/terran/us.shtml Página da unidade no site antigo arquivado pela Archive.org - Em inglês - 03/08/2019.