FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

O Galaxy Map Editor é um programa de criação e edição de mapas oficial da blizzard para o StarCraft II.

Com ele você pode além disso, acessar mapas das missões da campanha, missões cooperativas e arcade. Você pode criar suas cinemáticas, animações, alterar visuais, artes e ícones de botões. Comparado com o StarEdit do SC original, ele é superior em vários aspectos, mas um que deve chamar atenção é fato de ser totalmente traduzido.

Produção de MapasEditar

Com as temporadas lançadas de tempos em tempos, a produção de mapas ocorre por meio da comunidade de StarCraft, por quem tem interesse e prazer em construir mapas. Há até torneios de mapas onde eles utilizam a criatividade para criar mapas únicos e chamando a atenção para se tornarem finalistas. Ao se tornarem finalistas, são analisados o fator de jogabilidade com torneio extra com jogadores de alto nível, para só então os juízes votarem e indicarem os vencedores nestes torneios.

Normalmente esse mapas vencedores são escolhidos pela blizzard para fazer parte da rotação de mapas. A ideia disso, é para forçar os jogadores a criarem novas estratégias no jogos competitivos do Modo Contra.

Tamanhos de MapasEditar

No StarCraft II os mapas tem valores predefinidos, assim como o editor do SC original e há uma também a descrição para o tamanho dos mapas. Não tem utilidade prática ou é demonstrado no cliente do jogo essa informação, mas é interessante que tenha algo do tipo, ela serve para indicar o tamanho da área jogável.

Os tamanhos predefinidos são:

  • 32
  • 40
  • 48
  • 56
  • 64
  • 72
  • 80 - Mapas com este tamanho ou menor em qualquer dimensão de largura ou altura, desde que sejam quadrados, recebem a descrição "Minúsculo".
  • 88
  • 96
  • 104
  • 112 - Mapas com este tamanho ou menor em qualquer dimensão de largura ou altura, desde que sejam quadrados, recebem a descrição "Pequeno".
  • 120
  • 128
  • 136
  • 144 - Mapas com este tamanho ou menor em qualquer dimensão de largura ou altura, desde que sejam quadrados, recebem a descrição "Médio".
  • 152
  • 160
  • 168
  • 176 - Mapas com este tamanho ou menor em qualquer dimensão de largura ou altura, desde que sejam quadrados, recebem a descrição "Grande".
  • 184
  • 192
  • 200
  • 208 - Mapas com este tamanho ou menor em qualquer dimensão de largura ou altura, desde que sejam quadrados, recebem a descrição "Enorme".
  • 216
  • 224
  • 232
  • 240
  • 248
  • 256 - Mapas com este tamanho ou menor em qualquer dimensão de largura ou altura, desde que sejam quadrados, recebem a descrição "Épico".

Por padrão, os mapas são feito para serem perfeitamente quadrados, mas há a opção de colocar valores diferentes entre altura e largura, o que gerará um mapa retangular.

A descrição do mapas acima são todos para quadrados, em retangular a descrição vária dependendo de área total disponível para ser jogada.

Tipos de AmbientaçõesEditar

WikiAviso No editor do StarCraft original ao criar um novo mapa a área onde fica as ambientações é chamada de "cenários", enquanto no editor do SCII, apenas de "definição de textura". Na wiki para englobar todos eles, estamos utilizando o termo "Ambientação de Mapa".

Cada expansão do StarCraft II trouxe um novo conjunto de ambientações. Para quem usa a versão gratuita (free-to-play), há apenas o conjunto do wings of liberty.

Wings of LibertyEditar

Ao criar um novo mapa, você possui as seguintes ambientações de mapas:

  • Abrigus (Selva)
  • Agria (Selva)
  • Aiur (Urbano)
  • Avernus (Plataforma Espacial)
  • Bel'Shir (Selva)
  • Braxis Alfa (Plataforma Espacial)
  • Castanar (Instalação)
  • Char (Vulcânico)
  • Korhal (Urbano)
  • Mar Sara (Terra desolada)
  • Meinhoff (Lunar)
  • Monlyth (Lunar)
  • Nova Folsom (Vulcânico)
  • Pedra Vermelha (Vulcânico)
  • Porto Sião (Terra desolada)
  • Shakuras (Terra desolada)
  • Tarsonis (Urbano)
  • Tífon (Terra Desolada)
  • Tyrandor (Urbano)
  • Ulaan (Caverna)
  • Ulnar (Nave do mundo Xel'Naga)
  • Valhalla (Lunar)
  • Xil (Terra Desolada)
  • Zhakul'Das (Selva)

Cada uma dessa ambientações possui 8 texturas de piso de terreno. Já líquidos, como a água ou lava, só é existente nas ambientação: Abrigus, Agria, Avernus, Bel'Shir, Braxis Alfa, Char, Korhal, Mar Sara, Meinhoff, Pedra Vermelha, Porto Sião, Shakuras, Tarsonis, Xil e Zhakul'das. Há também uma "padrão", sem qualquer ligação com as citadas.

Heart of the SwarmEditar

...

Legacy of the VoidEditar

...

Cada uma dessas texturas podem ser aplicadas em mapas com ambientações diferentes, para criar combinações únicas.

Documentação do EditorEditar

Antigamente havia tutoriais básicos sobre o funcionamento do editor de mapas na versão anterior do site do SC II, que chegaram a ser considerados perdidos até a revelação (05/02/2020) que a equipe da blizzard junto com pessoas que trabalham com modificações de mapas, criaram uma documentação oficial que era inicialmente para ser disponibilizada com o editor e com a não concretização desse projeto[1], ficou disponibilizado na internet no link:

Na documentação você pode encontrar os primeiros tutoriais que estavam disponibilizados no antigo site e os novos que não chegaram a ser divulgados.

Lembrando que por ser um projeto antigo, ele está desatualizado, mas ainda serve de referência para quem quiser aprender e que o conteúdo é todo em inglês.

Wiki DedicadaEditar

Assim como existe uma wiki para o editor de mapas do StarCraft original, há também uma wiki dedicada ao editor de mapas do SCII. Nele, você pode encontrar explicações sobre cada configurações e tutoriais criados por jogadores, que pode ser acessado no link:

Todo o conteúdo da wiki está em inglês e há uma maior chance de ver seu conteúdo atualizado a cada nova versão liberada do editor de mapas.

WikiVejaTambem Veja Também: O editor de mapas do SC, StarEdit e Mapas.

ReferênciasEditar

  1. https://www.reddit.com/r/starcraft/comments/eyo2d0/starcraft_2_editor_was_a_fail_because_the/fgj8323/ Starcraft 2 Editor was a fail because the developers of Starcraft 2 never gave tutorials. We relied on each other and it was and still is difficult - Em inglês - 10/02/2020.