FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Gosma dos Zerg
A gosma, ou creep em inglês, é um líquido viscoso gerado inicialmente a partir da base zerg. Tendo a cor arroxeada no StarCraft original e em um tom que lembra um cinza arroxeado escuro no StarCraft II.

Ela é composta de matéria biológica e se forma como uma grossa camada que encobre a superfície ao redor de uma base Zerg. A maioria das estruturas zerg só podem ser transmutadas (construídas) na gosma e as únicas exceções são as bases e os extratores.

A principal função é fornecer nutrientes para estruturas e uma unidade da raça zerg. Todas estruturas zerg são organismo vivos tendo a necessidade biológica de se alimentar.

A segunda função é relacionado ao seu alcance, ela limita a região para que apenas estruturas zerg sejam feitas, impedindo que outras raças possam construir estruturas sobre ela. As estruturas de outras raças que sejam criadas antes que a gosma tome a superfície permanecem intocadas pela gosma até que elas sejam removidas ou destruídas.

No StarCraft Original fica visível que ela deixa um buraco ao redor da estrutura, já no StarCraft II a gosma chega a encobrir uma pequena parte da estrutura.

Unidade ZergEditar

Nos jogos da franquia, a larva é a única unidade que necessita da gosma para continuar viva. Se ela perder o contato com a gosma, ela morre instantaneamente. Ela também é a única unidade que o jogador não pode controlar e movimentar facilmente.

No StarCraft original, se uma base zerg fosse destruída, mas, ainda houvesse gosma, a larva poderia se movimentar livremente sobre ela por uma distância maior, ao invés de estar limitada a ficar muito próximo da base.

Estruturas ZergEditar

Como sendo algo necessário para uma estrutura zerg viver, caso, uma estrutura perca a sua ligação com a gosma, ela lentamente perderá pontos de vida até morrer.

Expansão da GosmaEditar

A gosma tem como mecânica básica a sua expansão através de estruturas que geram mais gosma. Com a estrutura colocada sobre o limite da gosma, ela lentamente expandirá ao redor da nova estrutura.

A necessidade desse aumento no alcance é de permitir posicionar estruturas defensivas zerg em locais apropriados, como por exemplo: na entrada da base.

StarCraftEditar

Estrutura Zerg SCO Colônia de Gosma01

Colônia de Gosma mantendo a gosma ao redor da base no StarCraft.

No StarCraft original a estrutura responsável pelo aumento da gosma é a Colônia de Gosma (creep colony). Esta estrutura pode se transmutar em estruturas defensivas (Colônia de Esporos e Colônia Subterrânea) para defender a base sem perder a habilidade de manter a gosma.

No primeiro jogo e sua expansão o BroodWar, a gosma era muito limitada na sua expansão. Poderia haver momentos que era necessário a criação de uma base extra em um local só ter uma gosma inicial e assim poder colocar as colônia de gosma para expandir pelo mapa.

Há também outros problemas relacionado a essa mecânica. Por exemplo:

StarCraft IIEditar

No StarCraft II, a principal estrutura responsável pela expansão da gosma é o Tumor Gosmento (gerado pela habilidade da rainha), porém houve a adição de novos geradores de gosma, os Suseranos (por uma habilidade) e o Verme Nydus. Eles não tem a função de expandir a gosma e são usados em situações especificas.

Funções ExtrasEditar

Visão do MapaEditar

Como todas estruturas, o tumor gosmento tem um campo de visão, assim com Colônia de Gosma no SC original, mas ela possui uma vantagem sobre o seu antecessor, ela fica camuflada ao terminar de fixar no chão.

Para inimigos, ela se torna invisível se não tiverem algum tipo de detecção para revela-los, o que acaba fornecendo a informação sobre uma região do mapa que esteja tendo alguma movimentação inimiga, antecipando investidas inimigas e garantindo assim o controle de mapa.

Por isso, é comum ver jogadores inimigos eliminando essas estruturas, para diminuir a vantagem dos zerg em mapas e talvez armar uma estratégia para um ataque furtivo.

Modificadores de VelocidadeEditar

Todas as unidade terrestres Zerg no StarCraft II recebem um pequeno aumento na velocidade de movimento enquanto estão andando sobre a gosma. Em contrapartida, as unidades terrestre das outras raças tem a diminuição da velocidade de movimento.

WikiAviso Nota: Você pode ver o aumento ao posicionar o ponteiro do mouse sobre armadura de uma unidade terrestre no console do jogo.

Eclosão AceleradaEditar

Unidade Zerg Terrano Infestado01

Terrano Infestado.

A gosma também tem efeito sobre casulos gerados pela habilidade do Infestador. Se um casulo da unidade Terrano Infestado for colocado sobre a gosma, ele eclodirá mais rápido do se fosse colocado sobre piso ou terreno normal sem ela.

Essa diferença é para garantir mais segurança nas base zerg, já que o infestador não ataca as unidade automaticamente. Isto reforça a função defensiva dessa unidade em bases zerg.

BasesEditar

RampasEditar

Uma mudança notável entre os jogos da franquia é a fácil expansão da gosma, incluindo rampas e escadarias. Porém, ainda continua existindo uma regra simples: A gosma deve descer pela rampa para poder se expandir para um nível de terreno abaixo. Se ele chegar na beirada do nível superior e não houver uma rampa (o que é incomum), a gosma fica confinada nessa área. Ela chega até a escorrer, mas não se expande.

Neste caso, para continuar a expansão, os jogadores tem dois meios:

  1. Usar suseranos para despejar a gosma no terreno baixo e com essa gosma temporária fixar um tumor gosmento vindo de um que esteja na beirada do terreno elevado.
  2. Usar um suserano de transporte para despejar a gosma e descarregar uma rainha no terreno baixo para fixar um tumor gosmento nessa gosma temporária.

Com essas possibilidades, a gosma pode encobrir totalmente o mapa.

Áreas CompartilhadasEditar

Os jogadores zerg devem estar atentos em jogos de equipe quando há jogadores com outras raça na equipe, uma vez que a gosma pode impedir a construção de estruturas aliadas e o pouso de estruturas (referente as estruturas terranas que voam).

Normalmente nesses casos, os jogadores das outras raças ficam encarregados de fazer a parede para evitar invasões na base principal.

A partir do StarCraft II: Heart of the Swarm, se uma estrutura existir antes presença da gosma e a gosma estiver expandindo, ela encobrirá levemente a estrutura.

Mecânicas do Jogolve
Básicas - VidaEnergiaArmaduraEscudo de Plasma
Recursos - MinériosGás VespenoSuprimentos
Unidades - TrabalhadoresExército TerrestreExército Aéreo
Tipos diferenciados de Unidades - Unidade de TransporteUnidade DetectoraUnidade Atravessadora de PenhascoUnidade de Suporte (Lançadores) • Unidade Camuflada (Unidade Invisível) • Unidade Temporária
Atributos de Unidades - LeveBlindadoMecânicoBiológicoPsiônicoColossalDetectoraEvocado
Tamanho de Unidades/Modelo - PequenoMédioGrande
Aprimoramentos - TerrestresAéreosEstruturas
Estruturas - BaseEstruturas BásicasEstruturas AvançadasGosmaEstruturas Defensivas
Visão - Campo de VisãoNévoa de Guerra
Alteradores de Visão - Parede de FumaçaArbustoTorre Xel'Naga
Alteradores de Velocidade de Movimento - Gerador de Zona Inibidora
Estruturas Destrutíveis - RochasDestroçosGelo
Estruturas Bloqueadoras de Construção - Placas Não ConstrutivasTijolos Não ConstrutivosRocha Não Construtivas
Estruturas Desmoronáveis - Torre de RochaTorre de Resfriamento
Topografia de Mapa - Posição ElevadaTerreno BaixoRampasPonto de Estrangulamento
Posicionamento de Exército - Formação CôncavaCercoFlancoTropas EspalhadasBola da Morte
Termos - ExpansãoMicroMacroExploração de Mapa (Scouting) • Ações Por Minuto (APM AEPM) • Ordem de ConstruçãoPonto de ConcentraçãoBloqueio de SuprimentosEconomiaParede