FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Unidade de Artilharia. Carregada de mísseis que causam dano de área em inimigos aéreos. Pode mudar para o Modo de Defesa para dar cobertura de cerco.
Fonte: Descrição Oficial do Menu de Ajuda

O libertador é uma unidade aérea terrana que possui dois modos, servindo tanto como um leve agressor antiaéreo, como também uma unidade de cerco para controle de uma área no chão. Ele é produzido no Estaleiro Sideral, sem a necessidade de ter um anexo, mas por ter uma produção simples, ele pode ser produzido na quantidade de dois por vez, quando a estaleiro sideral está anexado a um reator.

Unidade Terrana Libertador02

Libertador - Visão Isométrica

A unidade em seu modo inicial tem o uso especifico de apenas afastar os alvos aéreos agressores que não podem atacar outros alvos aéreos, devido ao seu dano baixo e seu pequeno alcance. Mesmo o seu armamento antiaéreo possuindo um pequeno dano em área a cada disparo, é necessário ter uma boa quantidade de libertadores para que o seu efeito seja percebido. No caso de unidades que podem atacar alvos aéreos, o recomendado é recua-lo até unidades mais apropriadas para essa função aparecer e guarda-lo para usar em momentos oportunos.

Enquanto essas unidades aéreas agressoras não vem, a unidade pode ser vista cruzando o mapa em vários momentos devido a seu segundo modo de funcionamento, o que ajuda a fazer também um pequeno reconhecimento do mapa e das ações do jogador rival.

O segundo modo, chamado modo de defesa, permite a unidade a ficar estática e mantendo a posição no ar enquanto aponta um forte canhão que possui um grande alcance e atinge qualquer unidade visível terrestre que entre na grande área de ação do armamento. Unidades terrestres podem ser dizimadas em poucos tiros e se bem posicionado, garante a vantagem da unidade atacar sem ser importunado por ataques do inimigo até chegar as unidade aéreas para elimina-lo.

Este modo é tão poderoso que possui um indicador visual da área de alcance do canhão para facilitar para onde o jogador aponta o canhão e como também, para revelar para ambos os jogadores o seu posicionamento. Isto facilita para o inimigo posicionar as unidades terrestres que atacam alvos aéreos para não entrar na linha de frente do canhão e atingir a unidade de forma segura.

Uma pequena fraqueza do armamento é de somente atacar unidades, não identificando as estruturas inimiga como alvos. Por causa disso, o posicionamento do libertador se torna de extrema importância para evitar que a unidade fique no alcance de estrutura defensivas antiaéreas para que possa fazer a agressão.

Unidade Terrana Libertador Modo de Defesa02

Libertador em modo de defesa - Visão Isométrica

Mesmo assim, a unidade é bastante usada em invasões da base inimiga para eliminar trabalhadores do jogador rival. Já quando está em uma grande batalha, ele acaba agindo como suporte do exército para eliminar unidades terrestre importantes do inimigo, servindo para segurar uma posição ou, se colocado próximo da base como uma defesa em uma acesso, garante que uma quantidade pequena de unidades inimiga não se aproxime da área, porém se a quantidade delas for considerável, facilmente a unidade pode ser destruída, já que ele não possui um revestimento aeroespacial para ter uma resistência.

Caso a unidade consiga escapar danificada e o jogador precise tê-la para ajudar na defesa, ele pode usar os VCEs ou MULEs (caso esteja longe de base) para repara-lo e recuperar os pontos de vida, porém esse processo demanda um pequeno custo de recursos que são retirado do banco do jogador.

Para melhorar a chance de não ser atingido por ataques de unidades terrestre e até dar uma margem de segurança contra estruturas defensivas, o jogador pode pesquisar o aprimoramento Balística Avançada no Núcleo de Fusão. Com ele pesquisado, o alcance do armamento recebe um pequeno aumento para garantir uma distância maior e assim, ter uma maior chance de ser efetivo em agressões.

Habilidades Editar

AtualEditar

WikiSemImagem
lve

Balística Avançada

(Advanced Ballistics)
Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Aprimoramento - Passiva
PesquisaPesquisada na: Núcleo de Fusão. - Requer para pesquisar:
Custo da pesquisa: 150 Minérios / 150 Gás - Tempo da Pesquisa: 79 segundos

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

Padrão: ??, Grade: E
Aumenta em 3 o alcance dos libertadores no modo de defesa.
WikiSemImagem
lve

Modo de Defesa

(Defender Mode)
Tecla de Atalho Padrão: ETipo de Habilidade: Ativável

Padrão p/ Canhotos:
Grade: Z
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

Entra em modo de defesa. Neste modo, os libertadores causam grande quantidade de dano a um único alvo terrestre. Libertadores não podem se deslocar nesse modo e nem atacar estruturas.
WikiSemImagem
lve

Modo Combate

(Fighter Mode)
Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Ativável - Mecânica de Reversão

Padrão p/ Canhotos:
Grade: X
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

Reverte para o modo combate. Neste modo, os libertadores se deslocam, mas só atacam alvos aéreos.

Antes da Versão 4.11.0Editar

Abaixo está o aprimoramento como era antes da versão 4.11.0.

WikiSemImagem
lve

Balística Avançada

(Advanced Ballistics)
PesquisaPesquisada na: Laboratório Técnico anexado ao Estaleiro Sideral. - Requer para pesquisar: O addon estar anexado a estrutura de produção e a estrutura Núcleo de Fusão construída.

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

Padrão: ??, Grade: A

História Editar

Para combater grupos de ameaças aéreas velozes, a Supremacia criou o Libertador; uma embarcação de classe bélica inspirada na velha Valquíria da Congregação da Terra Unificada. Esta nova geração de veículo projetado para superioridade aérea porta um par de lançadores de mísseis e blindagem pesada, mas a falta de versatilidade inicial lançou questões sobre sua eficiência operacional. Para torná-la mais adaptável a diferentes cenários de combate, a nave foi remodelada com tecnologia transformativa terrana e um poderoso canhão de plasma ar-terra. O Libertador não pode se mover com o canhão armado, mas seu imenso poder de fogo é uma compensação mais que justa.
Fonte: Página da unidade no site antigo.

No Jogo Editar

Outras VersõesEditar

...

Multiplayer Editar

...

Histórico de MudançasEditar

  • Em 26/11/2019 foi implementado o patch 4.11.0[1] que alterou o aprimoramento balística avançada diminuindo o alcance do libertador em modo defesa de 4 para 3 e teve a sua pesquisa transferida da estrutura o Laboratório Técnico anexado ao Estaleiro Sideral para o Núcleo de Fusão e com isso removendo o requerimento extra de pesquisa.

Logotipos Editar

Logotipo Saqueadores do Raynor Terranos

Logotipo Saqueadores do Raynor

É disponibilizado aos jogadores, novos logotipos para unidades e estruturas. Eles são pequenas imagens monocromáticas que servem além de decoração, como uma forma de unificar e indicar que pertencem a um mesmo grupo. Apenas um logotipo pode ser escolhido para personalizar a maioria das unidades e estruturas, e eles funcionam apenas no Modo Multiplayer (Modo Contra e Modo Jogos Personalizados) do StarCraft 2.

Existe uma variedades deles a disposição, sendo alguns liberados por padrão para escolha, outros são desbloqueáveis, outros são dados em eventos comemorativos gratuitamente, mas a maioria são obtidos como brinde ao comprar jogos da blizzard ou algum pacote de war chest.

A localização da imagem nas unidades e estruturas varia para cada uma delas, porém na raça zerg, só há logotipos na estrutura da base e em suas evoluções, como uma projeção no piso do terreno.

Existem logotipos que são compartilhados entre as raças. Neste caso, há uma estilização na imagem para seguir a temática dos logotipos da raça.

Por padrão, o logotipo Saqueadores de Raynor é o mostrado em unidades e estruturas terranas. Como você pode ver na imagem da unidade, há logotipos no libertador.

WikiVejaTambem Veja Também: Logotipos.

Visuais Editar

Unidade Terrana Libertador01.jpg
WikiSemImagem.jpg
Padrão

"Inspirado pelas Valquírias da CTU, os Libertadores foram projetados para combater ameaças aéreas. O aprimoramento que incluiu artilharia ar-terra também lhes permite lidar com forças inimigas terrestres.""

Sem imagem.
WikiSemImagem.jpg
Demolidores de Mira $

"Mira Han ganhou todos os seus libertadores em uma partida de pôquer dramática. Infelizmente, ela perdeu todos eles logo em seguida para um mercenário rival."

Sem imagem.
WikiSemImagem.jpg
Forças Especiais $

"Melhorias recentes na construção de novoaço permitiram a criação de designs de revestimento mais complexos que aprimoram o processo de transformação do Libertador, tornando-o a menina dos olhos de toda a frota da Supremacia."

Sem imagem.
WikiSemImagem.jpg
Umojano $

"O Protetorado Umojano precisou de poucos anos para lançar sua versão do famoso Libertador. Seus propulsores totalmente reinventados se tornaram motivo de inveja na equipe de engenharia da Supremacia Terrana."

Sem imagem.
WikiSemImagem.jpg
Tyrador War Chest

"Os libertadores de Tyrador IX são equipados com vários holofotes frontais, aumentando a visibilidade em patrulhas noturnas em meio à exuberante natureza do planeta."

Legenda
Conquista - Obtido como recompensa de uma conquista.

Unidades StarCraft
Terrestre
Biológicas: VCESoldadoFantasmaMorcego de FogoMédico
Mecânicas: Tanque de CercoAbutre (Mina Aranha) • Golias
Aéreas
StarCraft II
Terrestre
Mecânicas: MULEEndiabradoTanque de CercoThorCicloneMina ViúvaAbutre (Mina Aranha) • Golias
Aéreas
Estruturas StarCraft
Básica
Depósito de SuprimentosCentral de ComandoQuartelRefinaria
Que requer o quartel construído
Polo de EngenhariaCasamataAcademia
Que requer o polo de engenharia construído
Torre de Misseis
Avançada
FábricaEstaleiro SideralArsenal
Que requer o estaleiro sideral construído
Instalações Científicas
Anexos
StarCraft II
Básica
Que requer o quartel construído
Polo de EngenhariaCasamataComando OrbitalAcademia Fantasma
Torre de MísseisTorre SensorialFortaleza Planetária
Avançada
FábricaEstaleiro SideralArsenal
Núcleo de Fusão
Anexos
Laboratório TécnicoReator
Torre de Artilharia AutomatizadaDróide de Defesa Pontual

ReferênciaEditar

  1. https://starcraft2.com/en-us/news/23227811 StarCraft II 4.11.0 Patch Notes - Em inglês - Acessado em 29/11/2019.