FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Estrutura Neutra SCO Jazida de Minérios01

Jazidas de minérios no SC original.

Minérios, ou em inglês, minerals, é um cristal de coloração azul clara, de composição e propriedades desconhecida, considerada um recurso com algum valor econômico para as raças no universo de StarCraft. Encontrado facilmente na superfície de planetas e até mesmo em diferente biomas, não há indicativos de como se formam essas estruturas. Elas são tão abundantes que chegam a ponto de ser encontradas também em grande quantidade em asteroides, nas mais variadas regiões do setor koprulu.

Estrutura Neutra Jazida de Minérios01

Jazida de minérios no StarCraft II.

É possível encontrar outra característica nesses cristais quando uma jazidas de minérios é rica em algo dessa composição desconhecida. A coloração do cristal se torna amarela e aparentemente nessa composição diferente, algo altera alguma propriedade física a ponto de torna-lo mais fácil de ser extraído.

Estrutura Neutra Jazida de Minérios Ricos01

Jazida de minérios ricos no StarCraft II.

A única coisa que é possível de afirmar é ao fato dele possuir alguma dureza a ponto da raças terem trabalhadores com ferramentas especializadas em sua extração, de não ser afetada ou alterada de alguma forma suas características ou propriedades seja por, altas temperaturas em planetas vulcânicos, mesmo estando próximo a regiões com lava e de aguentar alta pressão em áreas marítimas.

Uma coisa que é interessante a ser notada, é para o tamanho dessas estruturas, já que nos jogos não se dá para ter a noção de escala. Em um trabalho de arte, é mostrado que elas são bem grandes e mensurando elas e comparando com coisas do mundo real, se um trabalhador fosse do tamanho de um carro, essa estrutura teria o tamanho de um pequeno prédio.

Indicador de Quantidade de MinériosEditar

Ao iniciar uma partida, no canto superior direito fica o indicador da quantidade de minérios coletada, junto com os outros recursos, o gás vespeno e suprimentos. Abaixo estão todos os indicadores de recursos na franquia.

Como você pode ver, os minérios são representados por um ícone de cristal azul em ambos os jogos. Os outros recursos são representados por ícones diferentes dependendo da raça.

EstruturasEditar

As estruturas do recurso no jogos da franquia são neutras, o que permite qualquer jogador a extrai-lo, desde que não tenha um trabalhador já tentando. Há uma exceção no StarCraft II para a MULE, ela pode extrair mesmo com um trabalhador em uma jazida. Se você de aproximar a câmera nesse momento, verá que entre os braços dela tem o espaço suficiente para ter um VCE ou outro trabalhador de outra raça.

Além disso, as estruturas são selecionáveis, indestrutíveis, intransitáveis e agem como barreiras. A única forma de retirar a estrutura é extraindo e entregando na base o minério coletado.

Indicação Visual de Quantidade na JazidaEditar

Cada estrutura pode ter uma quantidade de minérios especifica em uma jazida, o que acaba indicando a função da estrutura, junto com o posicionamento em um mapa. Mas ao olhar mapas você verá que há um padrão 8??? jazidas disponíveis em bases.

Ao extrair da jazida ela vai diminuindo de tamanho para representar o quanto ainda se tem em minérios de forma visual, para ser de fácil reconhecimento, sem a necessidade de ter selecionar cada estrutura para ver o quanto tem.

StarCraftEditar

ExtraçãoEditar

...

StarCraft IIEditar

ExtraçãoEditar

Para extrair o recurso, um trabalhador deve usar sua habilidade de extração em uma jazida. Todos os trabalhadores seguem as seguintes regras:

  • Apenas um trabalhador pode estar coletando o recurso por vez em uma jazida.
    • Há uma exceção para MULEs (terranos), já que ela pode coletar mesmo na presença de um trabalhador normal.
  • A quantidade de dois trabalhadores coletando por jazida dará o tempo certo de uma viagem de ida e volta quando a base está bem posicionada.
  • A cada viagem os trabalhadores retiram 5 de minérios se for a jazida normal e 7 na jazida rica.
  • Após coletar todos os minérios de uma jazida, não será mais possível coletar os pequenos cristais de minérios no chão. Este aviso é para pessoas que estão jogando em uma qualidade gráfica mais alta, quando é mostrado estes pequenos cristais sobrando, o que poderia gerar esta dúvida.

Por causa disso, há seguintes recomendações:

  • Não ultrapassar a quantidade de trabalhadores por minérios pois deixará os trabalhadores andando de um lado a outro procurando uma jazida livre e será um desperdício quando poderia estar fazendo outra coisa. Há a informação da quantidade acima da base que soma também os que coletam gás (3 em cada estrutura). Com isso, basta remover os 6 da quantidade final para saber o limite da base.
  • Não colocar os trabalhadores para coletar de jazidas que ainda não tenham uma base e estejam distante de uma. Eles vão fazer uma fila para entrega do recurso, o que acabam se tornando um alvo para fácil para o inimigo. Neste caso, é recomendado a ir fazendo a uma quantidade pequena na base existente quando já estiver próximo do fim da construção da base em um novo local.

Perda de Recurso ExtraídoEditar

Ao extrair os minérios, o trabalhador terá em mão um pequeno pedaço de cristal para representar o que foi coletado e que será entregue na base. Como não é considerado um item, o jogador pode perder esse recurso extraído na seguinte condições:

  • O trabalhador ser morto com o recurso.
  • For ordenado para o trabalhador a coletar outro recurso enquanto tem o recurso em mãos.

Neste dois casos, o que foi extraído é perdido para sempre. Por causa disso é recomendado a colocar em fila (⇧ Shift+Comando com mouse) os comandos para ir na base primeiro e depois ir para coletar recursos.

Mineral WalkingEditar

...

ItensEditar

No modo campanha, você pode encontrar também este recurso em outros formatos, como itens. Eles ficam espalhados pelo mapa em algumas missões, sendo necessário a exploração para poder encontra-los. A quantidade de minérios que cada um dá vária e podem ser coletados facilmente com unidades ao passar bem próximo aos itens. São eles:

Todos esses citados, podem ser encontrados em alguns mapas arcade também.

Mecânicas do Jogolve
Básicas - VidaEnergiaArmaduraEscudo de Plasma
Recursos - MinériosGás VespenoSuprimentos
Unidades - TrabalhadoresExército TerrestreExército Aéreo
Tipos diferenciados de Unidades - Unidade de TransporteUnidade DetectoraUnidade Atravessadora de PenhascoUnidade de Suporte (Lançadores) • Unidade Camuflada (Unidade Invisível) • Unidade Temporária
Atributos de Unidades - LeveBlindadoMecânicoBiológicoPsiônicoColossalDetectoraEvocado
Tamanho de Unidades/Modelo - PequenoMédioGrande
Aprimoramentos - TerrestresAéreosEstruturas
Estruturas - BaseEstruturas BásicasEstruturas AvançadasGosmaEstruturas Defensivas
Visão - Campo de VisãoNévoa de Guerra
Alteradores de Visão - Parede de FumaçaArbustoTorre Xel'Naga
Alteradores de Velocidade de Movimento - Gerador de Zona AceleradoraGerador de Zona Inibidora
Estruturas Destrutíveis - RochasDestroçosGelo
Estruturas Bloqueadoras de Construção - Placas Não ConstrutivasTijolos Não ConstrutivosRocha Não Construtivas
Estruturas Desmoronáveis - Torre de RochaTorre de Resfriamento
Topografia de Mapa - Posição ElevadaTerreno BaixoRampasPonto de Estrangulamento
Posicionamento de Exército - Formação CôncavaCercoFlancoTropas EspalhadasBola da Morte
Termos - ExpansãoMicroMacroExploração de Mapa (Scouting) • Ações Por Minuto (APM AEPM) • Ordem de ConstruçãoPonto de ConcentraçãoBloqueio de SuprimentosEconomiaParede