FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Atacante aéreo de dano médio.
Fonte: Descrição oficial do site clássico do StarCraft.

A mutalisca é uma unidade aérea zerg de grande mobilidade que pode atacar alvos aéreos e terrestre. Ela é produzida a partir das larvas existentes, quando há a estrutura pináculo ou seu estágio evolutivo o grande pináculo transmutados para a liberar. Sua produção pode ocorrer em qualquer base, independente do estágio evolutivo em que ela está, o que acaba incluindo a incubadora, o antro e a colmeia.

Uma das característica mais notável da mutalisca é o seu tipo de ataque a distância que pode ricochetear em até 3 alvos inimigos independente de ele ser aéreo ou terrestre que estejam a uma certa distância. A força de dano cada ricochete é diminuída, mas ainda assim, o estrago que ele causa a alvos próximos garante que eles sejam eliminados com grande facilidade, quando eles se tornam o alvo principal.

Em quantidade elas podem eliminar alvos muito rapidamente e por isso seu uso comum é de ir na base inimiga em pequena quantidade e caçar trabalhadores do inimigo para impedir que ele avance muito na coleta de recursos e forçar ele a ter sempre uma tropa para protege-los, dividindo o exército que seria extremamente perigosa se chegasse na porta da sua base.

Em um combate de exércitos a vantagem da mutalisca se perde quando há unidades aéreas inimigas especializada em alvos aéreos ou algumas unidades de chão com habilidades, sendo necessário sempre um suporte terrestre para ajuda-la a se manter viva ou em alguns casos, recuar estrategicamente para dar novos usos a elas.

Isso de deixa-la viva pode ser benéfico por ela ser a chave para várias estratégias devido a ser unidade necessária para a gerar novas e diferentes unidades aéreas com propósito específicos, como o guardião e o devorador. A mutalisca evolui para eles por um custo extra de recursos e suprimentos apenas quando há o grande pináculo.

O guardião é uma unidade lenta que ataca de uma grande distância alvos terrestres e o devorador é uma unidade especializada a atacar alvos aéreos com uma carapaça resistente a ataques.

A mutalisca não possui uma carapaça, o que permite a qualquer ataque cause um bom estrago em sua vitalidade e como todas as unidades e estruturas zerg, eles possui uma habilidade de regeneração, permitindo recuperar pontos de vida lentamente.

Habilidades Editar

WikiSemImagem
lve

Evoluir para Guardião

Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Pesquisável - Ativável.

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

WikiSemImagem
lve

Evoluir para Devorador

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

História Editar

Francamente, a mutalisca é um enigma. Não se sabe como elas são capazes de manobrar através do vácuo, ou mesmo controlar o vôo dentro de uma atmosfera, mas eles são capazes de ficar cabeça-a-cabeça (falando dessa forma) contra aeronaves de combate Espectro ao longo das fronteiras dos mundos-núcleos. O ataque da mutalisca é muito incomum. A mutalisca produz e dispara criaturas vorazes bem pequenas, que rapidamente voam entre os alvos inimigos a medida que se desintegra explosivamente.
Fonte: História oficial do site clássico do StarCraft[4].

Unidades StarCraft
Terrestre
Aéreas
SuseranoMutaliscaParasitoideFlageloGuardiãoDevorador
StarCraft II
Terrestre
LarvaZangãoZergnídeoRainhaRainha de CastaHidraliscaTatu-BombaBarataInfestador (Terrano Infestado) • Verme NydusMammuthusHospedeiro do Enxame (Gafanhoto) • DevastadorFurtivoPoluidorAberraçãoBrutalisca
Aéreas
VíboraSupervigia (Mutano) • SuseranoMutaliscaCorruptorLorde das Castas (Parasitoide) • Flagelo (Tinhoso) • GuardiãoDevoradorLeviatã
Estruturas StarCraft
Básica
Que requerem a câmara evolutiva
Colônia de Esporos
Que requerem o fosso de desova
AntroColônia SubterrâneaCovil de Hidraliscas
Avançada
Avançadas que requerem apenas o antro
PináculoNinho da RainhaCanal Nydus
Avançadas que requerem a ninho da rainha
Colmeia
Avançadas que requerem a colméia
Caverna do MammuthusGrande Pináculo
StarCraft II
Básica
IncubadoraFosso de DesovaCâmara EvolutivaExtrator
Que requerem o fosso de desova
Avançada
Avançadas que requerem apenas o Antro
Avançada que requer o fosso de infestação
Colméia
Avançadas que requerem a Colméia
Caverna do MammuthusGrande Pináculo
Criada por Habilidade de Unidade
Tumor GosmentoGosma
Personagens KerriganIzshaAbathurZagaraDehaka
Planetas AiurCharPhaetonKaldir

ReferênciasEditar

  1. http://www.staredit.net/wiki/index.php/Regeneration Página sobre regeneração na wiki sobre o StarEdit - Em inglês - Acessado em 06/08/2019.
  2. 2,0 2,1 https://web.archive.org/web/20181210152600/http://classic.battle.net/scc/zerg/zstats.shtml Página de estatísticas de unidades zerg no site antigo, arquivado pela Archive.org - Em inglês - 08/08/2019.
  3. https://liquipedia.net/starcraft/Unit_Movement_Speed Liquipedia de StarCraft sobre velocidade - Em inglês - 02/08/2019
  4. https://web.archive.org/web/20181210151328/http://classic.battle.net/scc/zerg/units/mutalisk.shtml Página da unidade no site antigo arquivado pela Archive.org - Em inglês - 03/08/2019.