FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Com a névoa da guerra, o jogador só vê o que suas unidades e estruturas veem.
Sempre que o jogador perde a visão da área, as unidade inimigas somem, mas as estruturas são mostradas no estado e no local onde foram vistas por último.
Se um jogador for atacado por uma unidade fora do campo de visão, esta unidade aparecerá brevemente na névoa, mas o jogador não poderá retaliar até ter a visão completa.

Fonte: Descrição no Menu de Ajuda.
Névoa de Guerra SCII Visão Terreno01

Névoa da guerra inexplorada na visão isométrica de terreno do StarCraft II.

Névoa de guerra ou em inglês Fog of War é uma mecânica de mapa que tem duas funções:
  • Impedir a visualização completa e clara no minimapa do console.
  • Impedir a visão clara do terreno ao redor de unidades e estruturas pela visão da câmera isométrica.

Há uma terceira, mas funciona apenas no StarCraft que é um impedimento da construção de estruturas no mapa pela visão isométrica de terreno. Ela permite o posicionamento da "prévia" da estrutura a ser construida somente em locais já explorados.

Névoa de Guerra SCO Visão Terreno01

Névoa da guerra indicando o limite de posicionamento de pilar no SC.

Níveis da NévoaEditar

A névoa da guerra escurece o mapa/terreno para indicar situações específicas, como por exemplo:

  • Área não explorada - seria como se não houvesse luz.
  • Área que já foi explorada - Neste caso fica levemente um pouco mais clara. Toda a visão do mini mapa e de terreno fica com última visão da área, como se ela fosse congelada e só mostrará algo até ser explorada novamente.
  • Área atualmente sendo explorada - Visão clara de tudo.

A última visão da área funciona apenas com estruturas. Abaixo está um pequeno exemplo de como funciona a "visão congelada" com estruturas.

Diferença entre os JogosEditar

No StarCraft original a névoa da guerra é bem diferente da vista no StarCraft II. É impossível ver o mapa no console por estar tudo na cor preta (sólida) no minimapa. Então não é possível ver a topografia do mapa até que ele seja explorado.

Em mapas grandes era praticamente obrigatório a exploração do mapa para achar o inimigo o quanto antes. Normalmente você acabaria pegando um dos primeiros trabalhadores para isso, sacrificando a economia.

No StarCraft II é possível ver a topografia do mapa por estar apenas escuro (cor preta com um pouco de transparência), facilitando encontrar onde ficam as possíveis base principal inimiga, encontrar estruturas neutras entre outras coisas possíveis.

Com isso a exploração de mapa pode ser um pouco mais tardia para fazer a economia funcionar satisfatoriamente.

Visão LimitadaEditar

Com esta mecânica básica do névoa de guerra, uma segunda está relacionada a ela e completa a sua função. Cada unidade e estrutura do jogo possui o chamado campo de visão. Ele é uma área em volta da unidade e/ou estrutura, que clareia e dá a visão em tempo real de acontecimentos ou de qualquer coisa que esteja nesse campo de visão.

O campo de visão afeta tanto o mini mapa quanto a visão isométrica do terreno.

Unidades e estruturas podem ter tamanhos variados de campo de visão entre si.

WikiVejaTambem Veja Também: Campo de Visão.

Estruturas Especiais de MapasEditar

No StarCraft II há duas estruturas que podem trabalhar com a névoa de guerra em mapas, gerando novas situações para jogadores.

Bloqueadores de VisãoEditar

Os bloqueadores de visão são estruturas indestrutíveis que formam paredes transitáveis que limitam o campo de visão de unidades terrestres.

O campo de visão da unidade se mantém até a base dessas estruturas, não sendo permitido a visão clara do que está do outro lado até que ela o atravesse ou se mantenha pelo menos dentro delas. Unidade aéreas não são afetadas por elas e ajudam as unidades terrestre para evitar armadilhas inimigas.

Mesmo não tendo uma relação muito grande com a mecânica da névoa e mais com a de campo de visão, é importante ressaltar que pode ser perigoso para jogadores iniciantes.

WikiVejaTambem Veja Também: Bloqueadores de Visão.

Torre Xel'NagaEditar

Existe uma estrutura neutra chamada Torre Xel'Naga que pode fornecer uma grande visão do mapa e do terreno, simplesmente ao posicionar uma unidade próxima a ela. Ela normalmente é encontrada em pontos chaves de mapas e somente permite a visão para uma unidade de um jogador. Se houverem duas unidades inimigas próximo a elas, ele fica desativada até que uma única tenha o controle. Essa estruturas pode ser encontrada em mapas do modo multi jogador (Contra & Personalizado).

Habilidades de Unidades e EstruturasEditar

Existem unidades e estruturas nos jogos com habilidades que podem fornecer por um pequeno período de tempo, a visão de regiões ou inimigos. Por exemplo: Oráculo no StarCraft II e Rainha no SC.

Há também uma estrutura terrana chamada torre sensorial que podem burlar a névoa da guerra, funcionando de uma forma diferente e entregando a posição de unidades e estruturas.

Retirando a Névoa de Guerra no Modo CampanhaEditar

Ambos os jogos tem para o uso dos jogadores, códigos de trapaça (Códigos de Cheats, ou simplesmente, cheats) que retiram a névoa de guerra e permitem ver todo o mapa.

Eles funcionam exclusivamente no Modo Campanha, porém no StarCraft original é permitido também o uso no modo Jogos Personalizados somente quando se joga contra o computador.

Existem outros códigos de trapaça que modifica outras coisas do jogo, como por exemplo deixar unidade invencíveis.

WikiVejaTambem Veja Também: Códigos de Cheats.

Mecânicas do Jogolve
Básicas - VidaEnergiaArmaduraEscudo de Plasma
Recursos - MinériosGás VespenoSuprimentos
Unidades - TrabalhadoresExército TerrestreExército Aéreo
Tipos diferenciados de Unidades - Unidade de TransporteUnidade DetectoraUnidade Atravessadora de PenhascoUnidade de Suporte (Lançadores) • Unidade Camuflada (Unidade Invisível) • Unidade Temporária
Atributos de Unidades - LeveBlindadoMecânicoBiológicoPsiônicoColossalDetectoraEvocado
Tamanho de Unidades/Modelo - PequenoMédioGrande
Aprimoramentos - TerrestresAéreosEstruturas
Estruturas - BaseEstruturas BásicasEstruturas AvançadasGosmaEstruturas Defensivas
Visão - Campo de VisãoNévoa de Guerra
Alteradores de Visão - Parede de FumaçaArbustoTorre Xel'Naga
Alteradores de Velocidade de Movimento - Gerador de Zona AceleradoraGerador de Zona Inibidora
Estruturas Destrutíveis - RochasDestroçosGelo
Estruturas Bloqueadoras de Construção - Placas Não ConstrutivasTijolos Não ConstrutivosRocha Não Construtivas
Estruturas Desmoronáveis - Torre de RochaTorre de Resfriamento
Topografia de Mapa - Posição ElevadaTerreno BaixoRampasPonto de Estrangulamento
Posicionamento de Exército - Formação CôncavaCercoFlancoTropas EspalhadasBola da Morte
Termos - ExpansãoMicroMacroExploração de Mapa (Scouting) • Ações Por Minuto (APM AEPM) • Ordem de ConstruçãoPonto de ConcentraçãoBloqueio de SuprimentosEconomiaParede