Abril de 2021

06/04/2021 - Oficial - SC II
Foi liberado a notícia no site oficial contando um pouco da história do campeão da IEM Katowice 2021 de StarCraft II, Reynor.

Para quem logar no cliente do StarCraft II a partir da data de hoje, em comemoração, recebe como recompensa de uma conquista um retrato do campeão.

Não há a informação de quanto tempo vai durar essa comemoração e essa recompensa.
06/04/2021 - Oficial - SC II - Patch
Foi lançado o patch 5.0.7.84643 para o StarCraft II (era para ocorrer na segunda-feira dia 5 o fim da temporada, mas afetaria o campeonato semanal da ESL). Com ele, se inicia a 2ª temporada de 2021 com novos mapas apenas para os jogos de 1 contra 1 jogador, dando um refresco para as competições do jogo. Os novos mapas 1x1 são baseados em mapas que participaram do 14º Concurso de Mapas da Teamliquid (Página do concurso).

Os novos mapas estão com o nome em inglês ao lado. Abaixo está as lista das novas rotações de mapas:

Rotação de Mapas 1x1

Foram removidos desta rotação: Submarino LE, Aura da Morte LE e Pilares de Ouro LE. Todos eles estrearam na 2ª temporada de 2020, totalizando quase 10 meses ficando na rotação.

Uma coisa a ser notada, o nome do mapa Beckett Industries LE não foi traduzido (seria Indústrias Beckett) e o nome do mapa Blackburn não tem um tradução fácil para o português, sendo compreensível estar em inglês.

Referente as rotações de mapas de equipes, não houve alteração, mas ao fazer a busca por mapas novos na lista de mapas encontrados na seção corpo a corpo do modo jogos personalizados, aparecem outros mapas além dos novos acima citados. São eles:

O novo mapa 1x1 veio do mesmo concurso que os outros citados de 1x1 e os novos mapas de equipes tiveram como inspiração os mapas que participaram do 3º Concurso de Mapas de Equipes da Teamliquid (Página do concurso).

Não se sabe se foi um erro, onde eles esqueceram de atualizar a rotação de mapas de equipes e também deixar de fora o mapa de 1x1. Existe a possibilidade deles estarem apenas deixando adiantado para próxima temporada já que, mapas de equipes tem uma vida mais longa nas rotações e ao menos fica um mapa inédito de 1x1 para campeonatos futuramente.

Retratos

Foi implementado um novo retrato no jogo do campeão da IEM Katowice 2021 de StarCraft II. Ele pode ser obtido gratuitamente (conforme dito na notícia acima) por tempo limitado.
06/04/2021 - SC
No dia 28 de março, foi criado um tópico no reddit (com um vídeo) informando que o criador de mapas Neiv descobriu um novo Códigos de Cheats para o StarCraft: Remastered. O novo código "zoom zoom" libera a câmera para ficar bem distante, possibilitando ver quase toda a área de um mapa na tela.

Olhando o vídeo, as unidades e estruturas ficam bem pequenas e as ações pode ser vistas em tempo real, dando um aspecto similar de um humano olhando um pequeno formigueiro.

Segundo o criador do tópico, o Subsourian (membro da wiki em inglês), o ex-membro da equipe que cuidava do jogo informou que a função não deveria ter chegado ao público, uma vez que ela foi utilizada para fazer os vídeos promocionais da remasterização e era para ter sido removida.

Março de 2021

30/03/2021 - SC II
Foi criado no reddit do StarCraft um tópico informando que membros da organização da ESL estão tendo conversas com a Blizzard sobre os mapas da nova temporada que está por vir.

Como não houve um anúncio oficial no site do jogo sobre a nova temporada e os novos mapas uma semana antes dela iniciar, muitas pessoas estavam receosas com a situação em campeonatos e com a ranqueada do jogo.

Vamos ver o que vai acontecer, já que até o momento não dá dizer ao certo. O que dá para dizer que esse impasse será solucionado.
30/03/2021 - SC II
O Cosmos retweetou que o Kelazhur e ele participaram de uma conversa com a repórter Amanda Santos que foi gravada para o site UOL Start sobre o competitivo do StarCraft II. Agora é esperar para quando o vídeo da conversa for liberado para ver como foi a conversa.
30/03/2021 - Oficial - SC - Patch
Foi lançado o patch 1.23.0.9411 para o StarCraft: Remastered. Nele veio uma nova versão de um mapa que compõe a rotação de mapas.
  • (2 Jogadores) Benzene 1.1
  • (2 Jogadores) Eclipse 1.2
  • (3 Jogadores) Plasma 1.0
  • (4 Jogadores) Optimizer 1.0
  • (4 Jogadores) Polypoid 1.65 - Versão atualizada
  • (4 Jogadores) Ringing Bloom SE 2.0
  • (4 Jogadores) Shakuras Temple 1.1
Lembrando que não é uma nova temporada que está iniciando, a 9ª temporada (2021) está em vigor (Ela foi noticiada no dia 10/02/2021).
16/03/2021 - SC II
Graças a WESG, várias reportagens sobre o campeonato de StarCraft II surgiram e estão dando visibilidade ao jogo.

No dia 14, saiu a notícia no grande portal do UOL (aqui) sobre o campeonato e o jogador Kelazhur.

Ontem a noite começou na TV aberta brasileira o programa sobre eSports chamado MVP no canal Loading (tweet do programa). Nele houve várias notícias de jogos, incluindo a notícia sobre o campeonato da WESG de StarCraft II. Muito disso ocorreu graças a um membro da equipe (Thauê Neves) que já foi um membro de equipe da VIU Studio que era encarregada da Copa América no passado.

Isto é bastante positivo e aos poucos o nosso jogo é reconhecido como tendo a mesma força de outros eSports.
Não há links para uma notícia oficial.
16/03/2021 - SC II - Campeon.
Saudando o campeão da StayAtHome Story Cup XXL (encerrou dia 14/03), o jogador coreano Stats (protoss). Em segundo lugar ficou o jogador finlandês Serral (zerg). Stats conseguiu um feito e tanto ao vencer o jogador por 3 à 0, com partidas em que houve muitas micros de unidades e uma estratégia focado em fazer ataques a economia do jogador rival, proteger dos ataques inimigo com muita micro e expandindo a economia para abrir forte vantagem.

Algo a ser notado, é que ele pegou na semifinal (na parte superior da tabela) outro jogador zerg campeão, o coreano Rogue e o venceu por 3 à 1. Ao cair para parte de baixo da tabela, Rogue enfrentou justamente o Serral que o venceu também por 3 à 0. Praticamente com um jogo bem memorizado e bem estudado contra zerg, o caminho do Stats para a vitória o mostrou voltando a boa forma de alguns anos atrás.

Você pode ver os outros jogadores convidados na página da liquipedia do evento (aqui).

Logo após o final do campeonato, o pacote de replay foi disponibilizado em um tweet de um observador dos jogos (aqui). Com pacote baixado no computador, basta descompacta-lo e colocar na pasta replays da sua conta para poder assistir e ver as ações dos jogadores diretamente do cliente do jogo, o que acaba possibilitando de ser ter a visão da câmera de cada um, além de ver como eles organizam os seus grupos de controle.
11/03/2021 - SC II - Campeon.
Hoje se inicia o 3º campeonato StayAtHome Story Cup. Ele é um campeonato online onde a organização do evento convida jogadores para participar. O nosso jogador brasileiro Kelazhur foi um dos convidados.

A cada ano, os campeonatos Home Story Cup seguem um tema. Neste terceiro campeonato, ele vem com a temática do Windows 98 (o sistema operacional da época de lançamento do StarCraft original).

A transmissão com narração em português ocorrerá no canal do Cosmos (aqui) à partir das 10:00 (horário de Brasília), porém o cosmos avisou em sua última transmissão na twitch, que talvez ele inicie a transmissão do evento mais tarde para focar em pegar os jogos do brasileiro. Por causa disso, é necessário ficar atento caso ele inicie no horário que foi dito anteriormente.
08/03/2021 - SC II - Campeon.
Saudando o vencedor da WESG Latam Brasil de SC2, o jogador Kelazhur. Ele mostrou o por quê que ele domina o primeiro lugar no Brasil a bastante tempo, fazendo 4 à 0 em cima do Erik. Isto mostrou a grande diferença de força e habilidade entre o 1º e 2º melhor jogador do Brasil.

Além disso, Kelazhur conquistou outros prêmios oferecidos por patrocinadores do evento da WESG Latam (Tweet com a foto). Houve até a matéria no portal de esporte da globo, o GE (tweet indicando isso).

Como a transmissão do campeonato de StarCraft II começou logo ao final da transmissão do campeonato feminino de Counter-Strike, não havia um horário muito bem definido. Para quem perdeu e quiser assistir, estou colocando o link da transmissão da twitch (aqui) e youtube (aqui) no inicio da narração da final.

Infelizmente, não foi disponibilizado um pacote de replays do campeonato.
06/03/2021 - SC II - Campeon.
Hoje terá a transmissão da final brasileira de Erik (zerg) x Kelazhur (terrano) da WESG (World Electronic Sports Games) Latam de SC2, que ocorrerá presencialmente na cidade do Rio de Janeiro. A transmissão do evento vai ocorrer em simultâneo no canal do youtube do evento (aqui) e no canal da twitch dele (aqui).

Por ser presencial, todos os participantes, narradores e as equipes que cuidam do evento estão realizando testes de Covid para ter a segurança que é necessária para os dias de pandemia. Como haverá várias finais de outros eSports, várias equipes estão divulgando a informação sobre os testes (Tweet relatando isso).

A narração em português do evento de StarCraft II será feita pelo Cosmos e Draft, que também estarão presencialmente no local.

Infelizmente não há a informação sobre o horário do inicio da transmissão, por isso, é necessário estar atento ao twitter do cosmos (aqui) para quando ele indicar o inicio dela.
03/03/2021 - SC - Campeona.
Ontem foi liberado um tópico no fórum da TeamLiquid feito pela organização do campeonato da ASL. Nele é revelado que a partir de agora não há mais suporte direto para haver a narração em inglês dos campeonatos de StarCraft: Remastered. Com isso, há apenas disponível a narração em coreano nas transmissão ao vivo dos campeonatos que ocorrem no youtube e no site da afreecatv.

Para ainda permitir que fãs estrangeiros tenham acesso aos campeonatos, a organização oferece para comunidade e narradores em inglês, uma transmissão por vídeo do campeonato sem a narração em coreano, para que assim essa pessoa possa fazer a retransmissão com a narração de qualquer idioma.

Para quem entende inglês e gostava de acompanhar ou assistia quando dava tempo, fará muita falta a narração da dupla Artosis (Canal dele) e Tasteless (Canal dele). Eles ainda podem narrar, só que agora eles não são remunerados e precisam se organizar para narrar juntos. Ambos ainda continuam a narrar os campeonatos da GSL de StarCraft II.
03/03/2021 - Oficial - SC II - Campeon.
Saudando o vencedor da IEM Katowice 2021 de StarCraft II (encerrou dia 28/02) e o novo campeão mundial de StarCraft II, o jogador italiano Reynor (Zerg). Em segundo lugar ficou o jogador coreano Zest (Protoss).

Inicialmente perdendo a primeira partida da série, Reynor conseguiu reverter e vencer as 3 partidas seguintes, forçando o jogador Zest a tentar algo para não perder o campeonato. Na partida decisiva, tendo uma composição protoss de transportadoras para lidar com os furtivos e templários supremos com tempestade para lidar com as hidraliscas de Reynor, o Zest conseguiu obter a vitória com o uso da habilidade e com o cerco das unidades zergs. No quinto jogo, com Zest tentando seguir para mesma estratégia, Reynor foi para a estratégia de rainhas, baratas e devastadores bem cedo, pegando o jogador protoss de surpresa, conseguindo a vitória e se consagrando o campeão.

Reynor se tornou o segundo campeão mundial de StarCraft II que não é coreano. Relembrando rapidamente, o primeiro não coreano a conquistar o mundial foi o jogador finlandês Serral (zerg) em 2018 na blizzCon. No ano seguinte, o jogador coreano Dark (zerg) venceu o campeonato de 2019 justamente com a vitória em cima do Reynor, que já demonstrava um alto nível de jogo. Curiosamente, Reynor enfrentou Dark na IEM Katowice 2021 nas quartas de finais e obteve uma vitória apertada de 3 à 2.

Você pode ver a colocação dos outros jogadores na página da liquipedia do campeonato (aqui).

Logo após o final do campeonato, o pacote de replay foi disponibilizado em um tweet da organização do evento (aqui). Com ele no computador, basta descompacta-lo e colocar na pasta replays da sua conta para poder assistir e ver as ações dos jogadores diretamente do cliente do jogo, o que acaba possibilitando de ser ter a visão da câmera de cada um, além de ver como eles organizam os seus grupos de controle.

Fevereiro de 2021

26/02/2021 - Oficial - SC - Patch
Foi lançado o patch 1.23.8.9373 para o StarCraft: Remastered na noite do dia 25. Não há um patch de notas ou tópico informando o que veio na atualização, muito menos foi atualizado o tópico existente do patch anterior (noticiado no dia 10/02).

Como foi reportado no tópico do patch anterior (também noticiado), os mapas da nova temporada estavam faltando e com isso não era possível criar jogos personalizados exatamente com esses mapas para treinar/jogar, a menos que você fosse baixar o mapas manualmente de um site externo.

Olhando agora após aplicar patch, a pasta da temporada 9 com os mapas da rotação de mapas estão no diretório do jogo. Isso também foi reportado por um jogador em um tópico sobre a falta de mapas (aqui).

Imagina-se que o patch tenha sido lançado apenas para corrigir essa falta dos mapas. O patch veio apenas para corrigir esse problema.

Atualização 27/02: Colocando a informação sobre o que veio no patch lançado que foi revelado em um tópico no fórum oficial do StarCraft II. Possivelmente a pessoa que fez o tópico confundiu os jogos e colocou a informação no fórum errado.
20/02/2021 - Oficial - SC II - Campeon.
Hoje se inicia a IEM Katowice 2021 de StarCraft II com os jogos da rodada 36. Nela, já teremos como primeiro jogo o brasileiro Kelazhur (terrano) contra o coreano Armani (zerg). Será um forte desafio e um longo caminho para nosso brasileiro conquistar uma das quatro vagas que vão para a rodada 24 do campeonato mundial.

Se você quiser, você pode ver na página da liquipedia os outros participantes (aqui) dessa rodada.

A transmissão e narração em português ocorrerá no canal do Cosmos (aqui) à partir das 11:00 (horário de Brasília).
18/02/2021 - Oficial - Jogos de SC
Foi revelado os jogadores que irão participar do evento especial de StarCraft e StarCraft II chamado StarCraft Legends que ocorre dia 19/02 na BlizzCon 2021 que celebra os 30 anos da Blizzard. Ao todo são 8 jogadores coreanos, sendo 4 protoss, 2 terranos e 2 zerg, garantindo que as três raças sejam mostradas no evento.

O evento especial consistirá em pequenas partidas envolvendo os jogadores consagrados do competitivo que ocorrerão tanto no StarCraft como também no StarCraft II. Inicialmente terá partidas de times no formato 2 contra 2, depois partidas no formato 3 contra 3 e por último, haverá um todos contra todos. Este dois últimos embates ocorrerão no clássico mapa Big Game Hunters (liquipedia do mapa - Big Game Hunters) que fornece um quantidade quase infinita de recursos, permitindo bastante ação. No 2 contra 2, a partida será disputada no clássico mapa Lost Temple (Templo Perdido).

O evento StarCraft Legends terá transmissão oficial no canais coreanos (pelo que foi divulgado até agora) de StarCraft na twitch e no youtube. Infelizmente não foi feita uma notícia oficial em inglês do evento nos sites de ambos os StarCrafts, sendo encontrado essa informação apenas no site coreano de notícia da blizzard e revelado por um usuário no reddit (tópico).

Como não há noticias oficiais, fica difícil saber se vai haver uma transmissão com narração em inglês ou português dessas partidas Há uma notícia com resumo da blizzCon que informa sobre o que vai acontecer no evento e diz que a narração em inglês será com Tasteless e Artosis no canal StarCraft na twitch (https://www.twitch.tv/starcraft) e no youtube (https://www.youtube.com/user/starcraft) a partir das 20:05 (horário de Brasília).

O narrador Cosmos disse em uma transmissão que iria transmitir o evento, porém até o momento não há um tweet dele confirmando se vai acontecer e a hora do inicio dela. O narrador Cosmos vai transmitir o evento da BlizzCon desde da cerimônia de abertura às 19:00 (horário de Brasília) no canal dele (aqui).

Atualização 19/02: A informação da narração em inglês está em uma notícia resumo em inglês que passou desapercebida e infelizmente não tem uma versão em português. Ela também não informa o canal em que será transmitido as partidas.

Atualização nº2 19/02: Colocando a informação sobre onde será transmitido as partidas e o horário no canal oficial. Colocando a informação de transmissão no canal do Cosmos.
10/02/2021 - SC - Patch
Foi lançado o patch 1.23.8.9341 para o StarCraft: Remastered e com ele também teve o início da 9ª temporada (2021) das partidas ranqueadas. A recompensa para quem conseguir algum ranque nesta temporada são os novos retratos da unidade zerg, a rainha.

Recompensa da Temporada

  • Ranque S - ?? - versão animada
  • Ranque A - ??
  • Ranque B - ??
  • Ranque U - rainha normal

Mapas

Foram adicionados novos mapas para compor a rotação de mapas. São eles:

  • (2 Jogadores) Benzene 1.1
  • (2 Jogadores) Eclipse 1.2
  • (3 Jogadores) Plasma 1.0
  • (4 Jogadores) Optimizer 1.0 - Novo
  • (4 Jogadores) Polypoid 1.60
  • (4 Jogadores) Ringing Bloom SE 2.0
  • (4 Jogadores) Shakuras Temple 1.1 - Novo

Saíram da rotação os mapas: (4 Jogadores) Circuit Breakers e (4 Jogadores) Fighting Spirit.

Retratos

Além disso, foram adicionados os retratos da BlizzaCon 2021 anunciados no dia 01/02 que só podem ser obtidos com a compra dos pacotes de itens cosméticos.

Atualização 11/02: Como indicado por jogadores no tópico oficial do patch, a pasta contendo os mapas da nova temporada não foi incluída. Possivelmente haverá um novo patch para adicionar a pasta e o mapas.
Tópico oficial informando as mudanças - Em inglês A notas do patch em português pode ser acessada através do aplicativo da battle.net.
03/02/2021 - SC II - Patch
Foi liberado o patch 5.0.6.83830 para o StarCraft II. Não há uma notícia ou um tópico no fórum oficial informando sobre o que veio no patch.

É especulado que seja os retratos que foram anunciados para os pacotes dos 30 anos da blizzard.

Como os retratos também são disponibilizados para o StarCraft: Remastered, uma atualização deve estar vindo para ele também.
Não há links para uma notícia oficial.
01/02/2021 - Oficial - Jogos de SC
Com a aproximação da BlizzCon Online (19/02 e 20/02), foram anunciados itens cosméticos para os jogos da Blizzard em comemoração aos 30 anos da empresa. Entre os itens, há retratos para o StarCraft: Remastered e StarCraft II.

Para adquiri-los, os interessados devem comprar na loja da blizzard os pacotes de celebração que contêm os itens cosméticos de vários jogos dela. Por sorte, o retratos estão no pacote mais básico, o Pacote Essencial.

Os retratos disponibilizados são de vários jogos da blizzard. Ao comprar o pacote essencial, o jogador ganha os retratos: Diablo, Nova, Qhira, Trio de The Lost Vikings, Blackthorne, Rock ‘N’ Roll Racing e Thrall.

Para quem compra o Pacote Heroico, recebe um visual para o personagem Reinhardt de Overwatch do traje do Raynor. Este visual acabou sendo chamado de Raynhardt.
Arquivo de Notíciasve