FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Lançador aéreo. Possui as habilidades Revelação, Proteção de Estase e Raio Pulsar.
Fonte: Descrição Oficial do Menu de Ajuda.

O oráculo é uma unidade do exército aéreo, transdobrada a partir do Portal Intergaláctico. Ele é bastante útil graças as suas 3 habilidades que servem tanto para atacar/ defender ou garantir uma vantagem contra o inimigo, quando bem utilizado no controle de um jogador habilidoso. Por ele ser rápido em se movimentar (lembrando que Fênix são mais velozes), ele pode tanto fazer reconhecimento na base inimiga ou ajudar a detectar unidades ou estruturas camufladas.

Muitos consideram ele superior a vigia, mesmo custando mais caro, uma vez que ele pode lançar a habilidade que dá a visão por alguns segundos na área alvo de uma certa distância. É ideal para um local que esteja cheio de unidade de exército terrestre inimiga e que tenha alguma estrutura com detecção por perto, que facilmente mataria a vigia, ou em um local com grande quantidade de unidades aéreas com suporte de detecção, que com certeza mataria a vigia ou o próprio oráculo, mas teria por alguns segundos a visão da movimentação inimiga.

Em um início de jogo, ele pode ir sozinho na base inimiga para ataque rápidos na linha de minérios e matar trabalhadores graças a habilidade raio pulsar que libera o uso energia contida nele para causar dano, que alias, é bastante efetivo contra eles.

Unidade Protoss Oráculo02

Oráculo - Visão Isométrica

Outra característica dele, é poder atrapalhar de alguma forma, tanto a coleta de recursos como também a movimentação de unidades inimigas com sua habilidade Proteção de estase. Ele coloca no terreno do mapa uma pequena e temporária estrutura camuflada que acaba prendendo por alguns segundos unidades que passe por essa pequena armadilha. Ela é muito boa para ser colocada atrás de uma tropa de exército terrestre, bastando apenas recua-la para o inimigo ser pego ou apenas deixa-la na entrada da sua base garantindo a segurança dos seus trabalhadores enquanto faz uma investida na base inimiga, já que o tempo que ela permanece é relativamente grande e caso pegue algo, garante tempo para fazer uma defesa.

Assim como todas unidades e estruturas protoss, ela também possuí um escudo de plasma que a envolve e protege, absorvendo danos antes de perder pontos de vida, tornando-a ainda mais resistente, mas tendo o ponto negativo da falta de revestimento para protege-lo.

Habilidades Editar

WikiSemImagem
lve

Revelação

(Revelation)
Tecla de Atalho Padrão: RAlcance: 4
Tipo de Habilidade: AtivávelUsoDuração: Ícone SC2 Tempo Protoss 20 segundos
Área Afetada: 3x3??
Tempo de Recarga: Ícone SC2 Tempo Protoss 10 segundos
Custo de Energia: Ícone SC2 Energia Protoss 25Limitador de Uso: Tempo de Recarga - Energia

Padrão p/ Canhotos: ??
Grade: Z
Grade p/ Canhotos: ??
Clássico: ??
Padrão do EUA: ??
Padrão do EUA p/ Canhotos: ??
Faz com que a unidades e estruturas inimigas na área alvejada concedam visão por 15 segundos. Revela unidades e estruturas camufladas ou unidades entocadas. 368px
Usando a habilidade.
WikiSemImagem
lve

Proteção de Estase

(Stasis Ward)
Tecla de Atalho Padrão: TAlcance: 4
Área Afetada: 3x3??Custo de Energia: Ícone SC2 Energia Protoss 50Limitador de Uso: Energia

Padrão p/ Canhotos: ??
Grade: X
Grade p/ Canhotos: ??
Clássico: ??
Padrão do EUA: ??
Padrão do EUA p/ Canhotos: ??
Coloca uma Proteção de Estase camuflado no local selecionado que dura 170 segundos. Ao ser ativado por uma unidade terrestre inimiga, o campo prende a unidade em estase por 21 segundos. Unidades presas não podem ser atacadas nem afetadas por habilidades.
WikiSemImagem
lve

Ativar Raio Pulsar

(Pulsar Beam)
Tecla de Atalho Padrão: T
Tipo de Habilidade: AtivávelUsoTempo de Recarga: Ícone SC2 Tempo Protoss 3 segundos
Custo de Energia: Ícone SC2 Energia Protoss 25Custo de Energia para manter: Drena Drena 2 pontos de energia por segundo por segundoLimitador de Uso: Tempo de Recarga - Energia

Padrão p/ Canhotos: ??
Grade: C
Grade p/ Canhotos: ??
Clássico: ??
Padrão do EUA: ??
Padrão do EUA p/ Canhotos: ??
Carrega o raio pulsar do oráculo, possibilitando o ataque a unidades terrestres e estruturas. A unidade dá +7 de dano adicional contra unidades leves. 368px
Atacando com a habilidade.

Antes da Versão 4.12.0Editar

Abaixo está a habilidade como era antes da versão 4.12.0.

WikiSemImagem
lve

Revelação

(Revelation)
Tecla de Atalho Padrão: RAlcance: 4
Tipo de Habilidade: AtivávelUsoÁrea Afetada: 3x3??Tempo de Recarga: Ícone SC2 Tempo Protoss 2 segundos
Custo de Energia: Ícone SC2 Energia Protoss 50Limitador de Uso: Energia

Padrão p/ Canhotos: ??
Grade: Z
Grade p/ Canhotos: ??
Clássico: ??
Padrão do EUA: ??
Padrão do EUA p/ Canhotos: ??
Usando a habilidade.

História Editar

O Oráculo é uma nave de suporte ágil que carrega algumas das tecnologias protoss mais avançadas existentes. Ao manipular matéria e energia em níveis subatômicos, essas naves são capazes de interromper as cadeias de recursos dos inimigos e criar escudos fásicos nas tropas aliadas. Decidir quando realizar essas táticas é a especialidade dos pilotos de Oráculos. Os indivíduos brilhantes provêm de uma ordem de jovens templários das trevas dedicada a entender (e controlar) o tempo. Seu conhecimento único lhes permite calcular como as naves podem ser mais eficientes ao modificar os rumos da batalha. Apesar de existirem em número reduzido, os pilotos de Oráculo acreditam que podem mudar o resultado de qualquer conflito. Assim, por extensão, podem mudar o destino da raça protoss.
Fonte: Página da unidade no site antigo.

Na página da unidade no site antigo havia uma Matriz de Dados que continham as seguintes informações sobre as características dela:

Visão Temporal - A manipulação temporal permite ao Oráculo ver através dos olhos do inimigo por um curto período. Esta técnica sobrenatural também pode revelar criaturas entocadas ou inimigos e maquinários ocultos por camuflagem sem a necessidade de sistemas especializados.

Torrente de Dobra - O núcleo do Oráculo gera um campo de dobra de poder enorme para conter grandes quantias de energia caótica, que é enviada a cristais e mono-filamentos psionicamente receptivos. A torrente de energia se divide e estabiliza conforme flui, gerando energia para os sistemas do Oráculo.

Raio Pulsar - A ativação dos sistemas bélicos do Oráculo cria uma abertura no campo de dobra gerado no núcleo da nave. A energia flui através de cristais focalizadores, que cria feixes de energia. Os disparos o Raio de Pulsar são projetados para causar grandes danos a alvos terrestres.

Predição - O Oráculo não possui um computador central para lidar com os detalhes de navegação e aquisição de alvos. Ao invés disso é equipado com um núcleo que liga o piloto diretamente à nave. Os pilotos usam seu conhecimento sobre o futuro e maestria do tempo para obter vantagens em batalha. Eles também usam tais habilidades para dirigir os disparos letais do Raio de Pulsar.

No Jogo Editar

Outras VersõesEditar

...

Multiplayer Editar

...

Histórico de MudançasEditar

  • Em 20/08/20[1][2] foi alterado o tempo de duração do efeito da habilidade Revelação de 15 para 20 segundos, sem a necessidade de um patch, mantendo o patch 5.0.2 em vigor.
  • Em 09/06/2020 foi implementado o patch 4.12.0[3] onde foi alterado a habilidade Revelação, diminuindo o custo de ativação de 50 para 25 de energia e do tempo de duração do efeito de 30 para 15 segundos e aumentado o tempo de recarga de 2 para 10 segundos.

DançaEditar

AnimaçõesEditar

Algumas unidades do jogo possuem animações extras de curta duração que podem ser ativadas por comandos dado pelo jogador em momentos em que a unidade está parada. Essas animações não oferecem nenhuma vantagem, sendo apenas algo cosmético e para o divertimento do jogador.

Existem dois tipos de animações e ambas estão relacionadas. São elas:

  • Animação de Dança - É uma animação onde a unidade faz movimentos representando passos de dança. Nem todas as unidades das raças possuem.
  • Animação de Torcida - É uma animação onde a unidade pode ativar seus armamentos ou fazer movimentos diferentes da exibida na animação de dança. Somente em algumas que possuem a animação de dança, é a que têm animação de torcida.

O oráculo é uma das unidades protoss que têm apenas a de dança.

Recomendamos a ler a página dedicada ao assunto onde explica o processo e os comandos a dar para unidade.

WikiVejaTambem Veja Também: Animações.

Visuais Editar

Como qualquer jogo competitivo atual, é disponibilizado aos jogadores, novos visuais (skins) para as unidades no Modo Multiplayer (Modo Contra e Modo Jogos Personalizados) do StarCraft 2.

Unidade Protoss Oráculo01.jpg
WikiSemImagem.jpg
Padrão

"Durante seu longo exílio de Aiur, os Nerazim ficaram livres para experimentar novas tecnologias. As ágeis aeronaves Oráculo são um excelente exemplo do sucesso dessa experimentação."

Sem imagem.
WikiSemImagem.jpg
Era de Ouro $

"Os templários tradicionalistas ainda pegam emprestada a tecnologia dos Nerazim, mudando apenas a parte estética de acordo com suas preferências. A Matriarca Vorazun recusou-se a comentar essa prática."

Sem imagem.
WikiSemImagem.jpg
Forjado $

"Os Tal'darim há muito cobiçam o domínio temporal dos Nerazim. Oráculos roubados são guardados ferozmente pelos senhores de frotas que os controlam."

Sem imagem.
WikiSemImagem.jpg
Purificador $

"Embora inicialmente cercados por desafios de design, moduladores inteligentes conseguiram criar veículos semelhantes aos oráculos dos Nerazim."

Sem imagem.
WikiSemImagem.jpg
Ihan-rii War Chest

"Os Ihan-rii mandaram oráculos para investigar o cruzador de batalha da classe Colossal que se aproximou da órbita de Tyrador IX."

Legenda
Conquista - Obtido como recompensa de uma conquista.

Unidades StarCraft
Terrestre
Aéreas
StarCraft II
Terrestre
Aéreas
Estruturas StarCraft
Básicas
Avançadas
StarCraft II
Básicas
Avançadas
Planetas AiurShakuras

ReferênciasEditar

  1. https://starcraft2.com/pt-br/news/23492549 Atualização de Balanceamento - 13 de agosto de 2020 - Em português - Acessado em 24/08/2020.
  2. https://starcraft2.com/en-us/news/23492549 Balance Update - August 13, 2020 - Em inglês - Acessado em 24/08/2020.
  3. https://starcraft2.com/pt-br/news/23442717 Notas do Patch 4.12.0 de StarCraft II - Em português - Acessado em 12/06/2020.