FANDOM

Modo Contra Lista Rotação de Mapas

Preferência de Mapas e a lista da rotação da 3ª temporada de 2019.

A rotação de mapas é uma mecânica que garante que em partidas competitivas do modo contra, o mapa seja escolhido de forma randômica em uma lista que é atualizada de tempos em tempos, para garantir que os jogadores não fiquem pegando o mesmo mapa. A lista de rotação tem predefinida 7 mapas para cada modo de jogo competitivo. Nisso inclui o clássico 1x1, os de equipes 2x2, 2x2 em modo arconte, 3x3 e 4x4.

Os mapas listados podem ser chamados também de: mapas da rotação, mapas da "ladder", mapas do ranque (rank)/ mapas do ranqueamento, ou mapas da "pool". Este último, faz referência ao conjunto de listas dos diferentes modos como um todo.

Diminuindo a Chance de pegar um MapaEditar

Existe a possibilidade de o(s) jogador(es) vetar o uso de até 3 deles, diminuindo a chances de serem escolhidos na lista no SC II. Isso garante uma maior chance de pegar um mapa que seja pouco usado e impedir um que possa não ser interessante naquele momento. Existe alguns motivos para vetar:

  • Está treinando algo em mapas com características especificas mas não tem um amigo no momento para jogar um jogo personalizado ou está apenas vendo o comportamento de jogadores na ranqueada para melhorar uma estratégia.
  • Evitar pegar um mesmo jogador, caso ele tenha partidas seguidas com ele. Já que há a chance de escolherem mapas vetados diferentes.
  • Evitar mapas em que ele tenha uma estratégia forte e ganha com facilidade, para praticar nos mapas que a estratégia é ruim e ele tenha derrota.

Para acesso basta clicar "mapas" ao lado do botão "jogar".

Adição e Remoção de MapasEditar

A cada temporada, novos mapas são colocados para substituir alguns antigos na rotação de mapas. Normalmente os removidos estão no mínimo 2 temporadas, o que dá tempo suficiente para os jogadores aproveitarem e terem artimanhas naquele mapa. Os removidos, ainda ficam disponíveis para jogar, só que agora apenas no modo Jogos Personalizados para quem ficar interessado.

Anúncio de Novos MapasEditar

Normalmente em média, o anúncio das alterações na rotação ocorre duas semanas antes do termino de uma temporada. Os novos mapas ficam disponíveis para serem jogados no modo jogos personalizados a partir da data do anúncio.

Os motivos de já estarem disponíveis antecipadamente é:

  1. Oferecer a chance aos jogadores de treinarem nos mapas, conhecer os caminhos e pontos importantes além de propiciar a vantagem de formularem novas estratégias para eles.
  2. Achar bugs nos mapas e corrigi-los antes de ir para o modo contra competitivo.

Infelizmente para o segundo o motivo, existe uma grande chance de ainda passarem despercebidos bugs, já que a quantidade de jogos será maior no modo contra competitivo e a chance de aparecerem se torna maior proporcionalmente, aliado as variadas formas de jogar.

Para achar os novos mapas, basta selecionar na caixa de seleção, a filtragem de "Mapa Novo", esperar carregar a lista e procurar os mapas recentes de autoria da blizzard.

WikiAviso Dica: Essa é uma forma de saber o nome dos mapas em português quando não há a notícia de anúncio dos mapas. Quando encontrados, você verá que eles já vêm com os conteúdos (textos) do mapa traduzidos.

ListasEditar

StarCraftEditar

Abaixo está a rotação de mapas da 5ª temporada de 2019 do StarCraft, que entrou em vigor no dia 19/11[1][2] para o Modo Contra competitivo.

  • Destination
  • Heartbreak Ridge
  • Neo Sylphid
  • Whiteout
  • Circuit Breaker
  • Fighting Spirit
  • Gladiator

Abaixo está os mapas da 4ª temporada de 2019 do StarCraft, que entrou em vigor no dia 09/07[3][4] para o Modo Contra competitivo.

  • Overwatch
  • Tres Pass
  • Power Bond
  • Block ChainSE
  • Fighting Spirit
  • Circuit Breakers
  • Gladiator

StarCraft IIEditar

Abaixo está a rotação de mapas da 3ª temporada de 2019 do StarCraft II, que entrou em vigor no dia 20/08[5] para o Modo Contra competitivo.

Mapas 1v1Editar

Mapas 2v2Editar

Mapas 3v3Editar

Mapas 4v4Editar

CampeonatosEditar

Em campeonatos, é comum o uso dos mapas que estão na lista de rotação, mas há aparentemente uma regra de exceção para utilizar sempre a lista dos mapas que o campeonato se iniciou.

Você pode ver um exemplo com o caso da Finais WCS Fall Europa (Página em inglês) que ocorreu 4 dias depois do lançamento da 3ª temporada de mapas que ocorreu no dia 20[6].

Jogos PersonalizadoEditar

No modo jogos personalizados, você pode selecionar a opção "mapas de ranking" na "caixa de combinação" (menu) que fica ao lado da busca, para filtrar a lista e mostrar os mapas da rotação de mapas.

ReferênciasEditar

  1. https://liquipedia.net/starcraft/Maps/Ladder_Maps Página da liquipedia de SC sobre mapas da ladder com a data da temporada - Em inglês - Acessado em 19/11/2019.
  2. https://us.forums.blizzard.com/en/starcraft/t/patch-1-23-2-notes/ Tópico sobre o patch de SC que informa sobre os novos mapas - Em inglês - Acessado em 19/11/2019.
  3. https://starcraft.com/ko-kr/articles/23059432 Noticia sobre novos mapas da 4ª temporada de 2019 - Em coreano - Acessado em 24/08/2019.
  4. https://us.forums.blizzard.com/en/starcraft/t/patch-1-23-0-notes/323 Tópico sobre o patch de SC que informa sobre os novos mapas - Em inglês - Acessado em 24/08/2019.
  5. https://starcraft2.com/en-us/news/23053102 Notícia sobre a 3ª temporada de 2019 do SC II com novos mapas - Em inglês - Acessado em 24/08/2019.
  6. Erro de citação: Marca <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs chamadas 3temporada2019