FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Unidade manipuladora de energia. Pode usar Campo de Força, Escudo Guardião e Alucinação.

As sentinelas são unidades robóticas do StarCraft II com a função de suporte para o exército terrestre protoss. Fazendo parte do segundo nível de exército, só é liberada a sua produção quando há a estrutura Núcleo Cibernético pronta. De todas as unidades de portal/portal de dobra é a segunda que mais consome gás vespeno e a primeira que usa energia psiônica acumulada. Muito desse alto custo, se deve ao fato dela possuir três habilidades ativas. Duas delas são para uso em combates e a última até pode ser utilizada, mas é mais comum o uso para a exploração do mapa.

Como todas unidades e estruturas protoss, ela também possuí um escudo de plasma que a envolve e a protege, absorvendo danos antes de perder pontos de vida. Uma das habilidades desse pequeno robô, reduz o dano antes de chegar aos escudos.

Unidade Protoss Sentinela02

Sentinela - Visão Isométrica

Uma sentinela raramente sai da base sem a presença de outras unidades. Devido a sua pouca vida, facilmente são alvo de unidade com maior mobilidade, tanto terrestre quanto aéreo. Em pequenos contingentes de exército, elas podem fazer a diferença em investidas quando o inimigo tem poucas defesas.

Unidade Protoss Nullifier

Sentinela durante desenvolvimento do jogo. Antes era identificada como Nullifier.

Mesmo ela podendo atacar unidades aéreas e uma certa distância, não é a unidade mais recomendada para isso. Normalmente, tormentos cumprem melhor esse papel devido a mobilidade, habilidades (quando pesquisado) e o dano maior, pelo menos até a chegada de alguma unidade aérea aliada.

Habilidades Editar

WikiSemImagem
lve
Campo de Força
Tecla de Atalho Padrão: C - Alcance: 6
Tipo de Habilidade: Ativável.
UsoLimite de Uso:Livre - Tempo de Recarga: 0 segundos.
Custo de Energia: 50. -

Padrão p/ Canhotos:
Grade: Z
Grade p/ Canhotos: B
Clássico:
Padrão do EUA:

?
Barreira que dura 11 segundos e impede a movimentação de unidades terrestres. Pode ser usada até gastar toda a energia da unidade. Ao entrar em contato, unidades grandes destruirão o campo de força. Por unidade grande, você deve entender que é qualquer unidade de classe/atributo Colossal do exército inimigo. Nisso inclui: Arcontes, Mammuthus e Thors. Os zerg também tem outra forma de destruir campos de força com o uso da habilidade dos devastadores, a Bile Corrosiva. Habilidade Sentinela02
Sentinela usando a habilidade.
WikiSemImagem
lve
Escudo Guardião
Tecla de Atalho Padrão: E - Alcance: 4,5
Tipo de Habilidade: Ativável.
UsoLimite de Uso:Tempo de Recarga - Tempo de Recarga: 11 segundos segundos.
Custo de Energia: 75. -

Padrão p/ Canhotos:
Grade: X
Grade p/ Canhotos: V
Clássico:
Padrão do EUA:

?
Cria uma aura em volta da unidade durante 11 segundos, com o alcance de 4,5 ela tem a função de reduzir em 2 o dano de ataques a distância recebida por unidades aliadas dentro da aura. Há um tempo para uso que o jogador deve respeitar. Ainda não está claro se a própria unidade recebe esta proteção e se é acumulativo quando se tem várias auras uma perto das outras.
WikiSemImagem
lve
Alucinação
Tecla de Atalho Padrão: UTipo de Habilidade: Ativável.
UsoLimite de Uso:Tempo de recarga - Tempo de Recarga: 3 segundos.
Custo de Energia: 75. -

Padrão p/ Canhotos:
Grade: C
Grade p/ Canhotos: C
Clássico:
Padrão do EUA:

?
Cria alucinações de unidades protoss, podendo ser tanto trabalhadores, exército terrestre ou exército aéreo, com a exceção das próprias sentinela, do Templário das Trevas, da Vigia, Transportadora e Nave Mãe.

Uma alucinação é uma copia de uma unidade, que não causa dano, morre com facilidade e não consome os suprimentos. Ela dura 43 segundos e unidades detectoras inimigas revelam as alucinações diferenciando elas pela cor azulada. Essa mesma cor é as que diferenciam das suas próprias unidades e pelo fato delas terem o atributo evocada(o).

Sentinelas podem fazer alucinações de:

  • Sondas
  • Fanáticus, Tormentos, Adeptas, Templário Supremos e Arconte.
  • Imortal, Colosso, Prisma de Dobra e Disruptor.
  • Fênix, Oráculo e Destruidora. 368px
    Sentinela usando a habilidade.

História Editar

Sentinelas são unidades de combate equipadas com geradores de campo de força e projetores holográficos. Estes terríveis autómatos são utilizados para reforçar os números recessivos da raça protoss e para manipular o resultado de grandes batalhas. Sentinelas podem desdobrar escudos guardiões massivos que protege unidades aliadas e reduz os danos que eles recebem de ataque à distancia. Sentinelas também possuem a habilidade de criar alucinações que podem chamar a atenção do inimigo enquanto a verdadeira força de ataque protoss se posiciona para proferir o golpe fatal.
Fonte: Antiga página da unidade no site antigo.

Na página da unidade no site antigo havia uma Matriz de Dados que continham as seguintes informações sobre as características dela:

Projetor Holográfico - Sentinelas podem manipular a luz para criar formas sólidas e réplicas tridimensionais de guerreiros Protoss, veículos ou constructos. Cada réplica tem uma duração limitada e é capaz de absorver uma quantidade limitada de dano. A função principal delas é fazer os inimigos de Aiur acreditarem que estão contra uma força muito superior, e proteger vidas Protoss.

Feixe de Distúrbio - Este feixe de energia focado altera a estrutura molecular do alvo e desfaz suas cadeias atômicas, liquefazendo armaduras e tecidos leves. A efetividade do Feixe de distúrbio aumenta contra alvos de grande massa ou blindagem densa, pois a maior parte das energias da Sentinela é concentrada em seus formidáveis sistemas de suporte.

Campo de Força - Sentinelas podem usar erupções de energia para criar pequenas barreiras impenetráveis que atrapalham, bloqueiam ou afunilam o avanço de tropas inimigas. Ainda que criaturas e máquinas enormes possam destruir a coesão destes Campos de Força translúcidos, soldados e veículos comuns se tornam presas fáceis para disruptores de partículas, feixes de distúrbio, lanças térmicas e feixes purificadores.

Escudo Guardião - Ao tecer luz em um estado semi sólido, a Sentinela pode cercar a si mesma com um escudo em área que protege as forças terrestes dos Protoss. Projéteis ou feixes de energia que penetram o campo perdem um pouco de sua energia termal ou cinética, e por consequência são menos eficazes. Devido à sua alta área de efeito, o Escudo Guardião não é forte o bastante para fazer muita diferença contra munições de calibre mais grosso, mas ainda assim o mesmo oferece um grau de proteção adicional aos guerreiros de Aiur.

No Jogo Editar

Outras VersõesEditar

...

Multiplayer Editar

...

Visuais Editar

Como qualquer jogo competitivo atual, é disponibilizado aos jogadores, novos visuais (skins) para as unidades no Modo Multiplayer (Modo Contra e Modo Jogos Personalizados) do Starcraft 2.

Protoss (StarCraft / Starcraft 2)Filtros: SC (B) - SC 2 (W-H-L) - CoopSC2 - MultiSC2 lve
Unidades StarCraftTerrestre
Aéreas
VigiaTransportadora (Interceptor) • CorsárioMediadoraBatedorÔnibus EspacialStarCraft IITerrestre
Aéreas
VigiaPrisma de DobraFênixDestruidoraTransportadora (Interceptor) • Nave-MãeNúcleo de Nave-MãeOráculoTempestoCorsárioMediadoraBatedorÔnibus Espacial
Estruturas StarCraftBásicas
Avançadas

StarCraft IIBásicas
Avançadas
Concílio do CrepúsculoPortal IntergalácticoCentral de RobóticaArquivos TemplaresSantuário das TrevasLaboratório AvançadoPolo de RobóticaCidadela de AdunObservatórioTribuna Mediadora

Planetas AiurShakuras