FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

WikiAviso Estudo de Balanceamento de Jogo
Foram proposta(s) mudança(s) na característica(s) da unidade abaixo para o balanceamento do jogo competitivo. A notícia pode ser vista no site oficial (Clicando aqui (14/11/2019 - em Inglês)) com a explicação e motivo das mudanças. Você pode já pode testar as mudanças que vão ser implementadas na guia teste do modo contra ou através do "Mod de Balanceamento" aplicado em um mapa no modo jogos personalizados. O lançamento do patch de balanceamento ocorrerá em 26/11.

Unidade manipuladora de energia. Pode usar Campo de Força, Escudo Guardião e Alucinação.
Fonte: Descrição Oficial do Menu de Ajuda

As sentinelas são unidades robóticas do StarCraft II com a função de suporte para o exército terrestre protoss. Fazendo parte do segundo nível de exército, só é liberada a sua produção quando há a estrutura Núcleo Cibernético pronta. De todas as unidades de portal/portal de dobra é a segunda que mais consome gás vespeno e a primeira que usa energia psiônica acumulada. Muito desse alto custo, se deve ao fato dela possuir três habilidades ativas. Duas delas são para uso em combates e a última até pode ser utilizada, mas é mais comum o uso para a exploração do mapa. A última chamada alucinação (em inglês Hallucination), cria uma unidade temporária que não ataca e morre com poucos ataques, sendo a escolha mais comum, a de unidade aéreas rápidas para andar pelo mapa e ter a visão do que o inimigo está fazendo sem arriscar unidade real.

Como todas unidades e estruturas protoss, ela também possuí um escudo de plasma que a envolve e a protege, absorvendo danos antes de perder pontos de vida, mas mesmo ela perdendo o escudo, há ainda uma pequena resistência a danos garantida graças a sua blindagem.

Uma das habilidades desse pequeno robô, pode ser muito útil por gerar um escudo adicional temporário e fazer o escudo de plasma demorar em ser gasto, ela é chamada de escudo guardião (em inglês guardian shield) e age reduzindo o dano de ataques a distância antes de chegar nos escudos ou a armaduras (caso o primeiro já tenha sido perdido) das unidades que estão dentro de uma grande esfera energética que cerca a unidade que a ativou.

Unidade Protoss Sentinela02

Sentinela - Visão Isométrica

Uma sentinela raramente sai da base sem a presença de outras unidades. Devido a sua pouca vida, facilmente são alvo de unidades com maior mobilidade, tanto terrestre quanto aéreo.

Já com a presença de unidades aliadas formando pequenos contingentes de exército, elas podem fazer a diferença em investidas quando o inimigo tem poucas defesas. Com o uso da habilidade campo de força (em inglês force field), e o reconhecimento que inimigo tem o exército em um terreno superior e notar uma base desprotegida no piso inferior, um pequeno grupo pode ir até lá e usar a habilidade da unidade e criar uma parede temporária em uma rampa, impedindo assim as unidades inimigas de descerem, podendo atacar a base inimiga enquanto usa a habilidade para fazer novas paredes para ganhar tempo até destruir completamente a base e assim ter uma vantagem.

Unidade Protoss Nullifier

Sentinela durante desenvolvimento do jogo. Antes era identificada como Nullifier.

Mesmo ela podendo atacar unidades aéreas e uma certa distância, não é a unidade mais recomendada para isso. Normalmente, tormentos cumprem melhor esse papel devido a mobilidade, habilidades (quando pesquisado) e o dano maior, pelo menos até a chegada de alguma unidade aérea aliada.

Habilidades Editar

WikiSemImagem
lve

Campo de Força

Tecla de Atalho Padrão: C - Alcance: 6
Tipo de Habilidade: Ativável.
UsoLimite de Uso:Livre - Tempo de Recarga: 0 segundos.
Custo de Energia: 50. -

Padrão p/ Canhotos:
Grade: Z
Grade p/ Canhotos: B
Clássico:
Padrão do EUA:

?
Barreira que dura 11 segundos e impede a movimentação de unidades terrestres. Pode ser usada até gastar toda a energia da unidade. Ao entrar em contato, unidades grandes destruirão o campo de força. Por unidade grande, você deve entender que é qualquer unidade de classe/atributo Colossal do exército inimigo. Nisso inclui: Arcontes, Mammuthus e Thors. Os zerg também tem outra forma de destruir campos de força com o uso da habilidade dos devastadores, a Bile Corrosiva.
WikiSemImagem
lve

Escudo Guardião

Tecla de Atalho Padrão: E - Alcance: 4,5
Tipo de Habilidade: Ativável.
UsoLimite de Uso:Tempo de Recarga - Tempo de Recarga: 11 segundos segundos.
Custo de Energia: 75. -

Padrão p/ Canhotos:
Grade: X
Grade p/ Canhotos: V
Clássico:
Padrão do EUA:

?
Cria uma aura em volta da unidade durante 11 segundos, com o alcance de 4,5 ela tem a função de reduzir em 2 o dano de ataques a distância recebida por unidades aliadas dentro da aura. Há um tempo para uso que o jogador deve respeitar. Ainda não está claro se a própria unidade recebe esta proteção e se é acumulativo quando se tem várias auras uma perto das outras.
WikiSemImagem
lve

Alucinação

Tecla de Atalho Padrão: UTipo de Habilidade: Ativável.
UsoLimite de Uso:Tempo de recarga - Tempo de Recarga: 3 segundos.
Custo de Energia: 75. -

Padrão p/ Canhotos:
Grade: C
Grade p/ Canhotos: C
Clássico:
Padrão do EUA:

?
Cria alucinações de unidades protoss, podendo ser tanto trabalhadores, exército terrestre ou exército aéreo, com a exceção das próprias sentinela, do Templário das Trevas, da Vigia, Transportadora e Nave Mãe.

Uma alucinação é uma copia de uma unidade, que não causa dano, morre com facilidade e não consome os suprimentos. Ela dura 43 segundos e unidades detectoras inimigas revelam as alucinações diferenciando elas pela cor azulada. Essa mesma cor é as que diferenciam das suas próprias unidades e pelo fato delas terem o atributo evocada(o).

Sentinelas podem fazer alucinações de:

  • Sondas
  • Fanáticus, Tormentos, Adeptas, Templário Supremos e Arconte.
  • Imortal, Colosso, Prisma de Dobra e Disruptor.
  • Fênix, Oráculo e Destruidora. 368px
    Sentinela usando a habilidade.

História Editar

Sentinelas são unidades de combate equipadas com geradores de campo de força e projetores holográficos. Estes terríveis autómatos são utilizados para reforçar os números recessivos da raça protoss e para manipular o resultado de grandes batalhas. Sentinelas podem desdobrar escudos guardiões massivos que protege unidades aliadas e reduz os danos que eles recebem de ataque à distancia. Sentinelas também possuem a habilidade de criar alucinações que podem chamar a atenção do inimigo enquanto a verdadeira força de ataque protoss se posiciona para proferir o golpe fatal.
Fonte: Antiga página da unidade no site antigo.

Na página da unidade no site antigo havia uma Matriz de Dados que continham as seguintes informações sobre as características dela:

Projetor Holográfico - Sentinelas podem manipular a luz para criar formas sólidas e réplicas tridimensionais de guerreiros Protoss, veículos ou constructos. Cada réplica tem uma duração limitada e é capaz de absorver uma quantidade limitada de dano. A função principal delas é fazer os inimigos de Aiur acreditarem que estão contra uma força muito superior, e proteger vidas Protoss.

Feixe de Distúrbio - Este feixe de energia focado altera a estrutura molecular do alvo e desfaz suas cadeias atômicas, liquefazendo armaduras e tecidos leves. A efetividade do Feixe de distúrbio aumenta contra alvos de grande massa ou blindagem densa, pois a maior parte das energias da Sentinela é concentrada em seus formidáveis sistemas de suporte.

Campo de Força - Sentinelas podem usar erupções de energia para criar pequenas barreiras impenetráveis que atrapalham, bloqueiam ou afunilam o avanço de tropas inimigas. Ainda que criaturas e máquinas enormes possam destruir a coesão destes Campos de Força translúcidos, soldados e veículos comuns se tornam presas fáceis para disruptores de partículas, feixes de distúrbio, lanças térmicas e feixes purificadores.

Escudo Guardião - Ao tecer luz em um estado semi sólido, a Sentinela pode cercar a si mesma com um escudo em área que protege as forças terrestes dos Protoss. Projéteis ou feixes de energia que penetram o campo perdem um pouco de sua energia termal ou cinética, e por consequência são menos eficazes. Devido à sua alta área de efeito, o Escudo Guardião não é forte o bastante para fazer muita diferença contra munições de calibre mais grosso, mas ainda assim o mesmo oferece um grau de proteção adicional aos guerreiros de Aiur.

No Jogo Editar

Outras VersõesEditar

...

Multiplayer Editar

...

Visuais Editar

Como qualquer jogo competitivo atual, é disponibilizado aos jogadores, novos visuais (skins) para as unidades no Modo Multiplayer (Modo Contra e Modo Jogos Personalizados) do Starcraft 2.

Unidades StarCraft
Terrestre
Aéreas
StarCraft II
Terrestre
Aéreas
Estruturas StarCraft
Básicas
Avançadas
StarCraft II
Básicas
Avançadas
Planetas AiurShakuras