FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

WikiAviso Este aplicativo não é mais oferecido oficialmente via aplicativo da Battle.net desde o patch 1.23, lançado dia 09/07/2019. Ele deixou de ser atualizado e não tem suporte por parte da blizzard.

Programa Editor de Mapa SCO StarEdit01

StarEdit é um programa de edição de mapas oficial da blizzard, oferecido para pessoas que desejam ver ou construir mapas para o StarCraft original. Servia também para alterar poucas características de unidades e estruturas do jogo, incluindo até o nome delas.

No início ele era distribuído junto no CD do jogo (1998), mas com o passar do tempo e forma de distribuição digital, ele passou a ser oferecido também pelo aplicativo da battle.net (Se você baixa-se ele).

Para wiki era de grande serventia, uma vez que dava para checar as informações sem a necessidade de abrir o jogo, mas infelizmente só era oferecida a versão em inglês. Mesmo com o lançamento do StarCraft: Remastered e sua tradução, o aplicativo ainda era mantido na versão original em inglês.

Sucessor AlternativoEditar

Com o passar do tempo, pessoas habilidosas criaram novos aplicativos compatíveis com a criação de mapas do SC e estes ainda contavam funções adicionais que facilitam o processo de produção de mapas. Um deles, o SCMDraft 2, chamou a atenção da equipe que cuida do SC, vendo o quanto vantajoso é criar mapas nele, a ponto de o StarEdit deixar de ser disponibilizado[1] e hoje o SCMDraft 2 tomou o lugar como principal editor de mapas.

Download Público do StarEditEditar

Em 29/07, devido a manifestação de pessoas que preferem o StarEdit, a equipe da blizzard colocou para download público[2], o programa em um arquivo comprimido (extensão .ZIP) em um tópico (Link). Mas há um ponto que a equipe já está deixando claro que não há suporte e que pode deixar de funcionar com futuras versões do StarCraft. Esta é única forma de se obter ele, já que não é mais oferecido o link através do aplicativo da battle.net

Produção de MapasEditar

Atualmente, mapas novos são feitos para novas temporadas do modo contra competitivo. Essa é uma forma de os jogadores não ficarem parados e terem que criar novas estratégias para cada mapa feito.

Tamanhos de MapasEditar

O mapas do SC podem ser quadrados (com tamanhos iguais) ou retangular (Um dos lados será maior) tudo vai depender dos tamanhos predefinidos. São eles:

  • 064
  • 096
  • 128
  • 192
  • 256

Por padrão, são feitos mapas quadrados, onde simplesmente seguem o mesmo tamanho da largura escolhida para a altura do mapa. Em mapas retangulares, o criador deve desmarcar uma caixa de seleção para poder escolher um valor predefinido para a altura do mapa.

Tipos de AmbientaçõesEditar

WikiAviso No editor do starcraft original ao criar um novo mapa a área onde fica as ambientações é chamada de "cenários", enquanto no editor do SCII, apenas de "definição de textura". Na wiki para englobar todos eles, estamos utilizando o termo "Ambientação de Mapa".

  • Plataforma espacial (Space Plataform)
  • Mundo selvagem (Jungle World)
  • Instalação (Installation)
  • Terra devastada (Badlands)
  • Mundo de cinzas (Ash World)
  • Deserto (Desert)
  • Mundo sombrio (Shakura World)
  • Mundo gelado (Ice World)

HeróisEditar

Além de unidades, há também disponível as unidade heroicas. Elas tem a mesma aparência das unidades, sendo apenas seus atributos e características diferentes das padrão. Normalmente elas são muito mais fortes e custam uma quantidade considerável de recursos.

ProtossEditar

  • Dark Templar - Herói
  • Zeratul - Templário das Trevas
  • Tassadar/Zeratul - Arconte
  • Fenix - Fanáticus
  • Fenix - Dragonte
  • Tassadar - Templário Supremo
  • Mojo - Batedor
  • Warbringer - Aniquiloide
  • Gantrithor - Transportadora
  • Danimoth - Mediadora
  • Artanis - Batedor

TerranoEditar

  • Gui Montag - Morcego de Fogo.
  • Terran Civilian - Civil Terrano
  • Sarah Kerrigan - Fantasma
  • Alan Schezar - Golias
  • Jim Raynor - Abutre
  • Jim Raynor - Soldado
  • Tom Kazansky - Espectro
  • Magellan - Cosmonave Científica
  • Edmund Duke - Tanque de Cerco em modo agressivo
  • Edmund Duke - Tanque de Cerco
  • Hyperion - Cruzador de Batalha
  • Norad II - Cruzador de Batalha
  • Samir Duran - Fantasma
  • Alexei Stukov - Fantasma

ZergEditar

  • Infested Duran - Terrano infestado.
  • Yggdrasill - Suserano.
  • Kukulza - Guardião
  • Kukulza - Mutalisca
  • Devouring One - Zergnídeo
  • Hunter Killer - Hidralisca
  • Unclean One - Poluidor
  • Infested Kerrigan - Terrana infestada
  • Matriarch - Rainha
  • Torrasque - Mammuthus

ImagensEditar

Abaixo estão as imagens do programa. Note que mesmo com a remasterização dos gráficos do jogo lançada, ele construia os mapas na aparência do original.

Wiki DedicadaEditar

Há uma wiki dedicada ao programa feita por pessoal que querem entender como jogo funciona e como fazer modificações. Ela está em inglês e normalmente está relacionado aos desenvolvedores de IA (inteligência artificial) e dos de jogos.

Os de IA utilizam o conhecimento para aperfeiçoar e estudar os comportamentos da IA em campeonatos específicos para elas e inclusive há sua própria wiki que também tem informações da wiki do StarEdit e sobre IAs.

A wiki de StarEdit pertence ao site http://www.staredit.net/.

WikiVejaTambem Veja Também: O editor de mapas do SC II, Galaxy Map Editor e Mapas.

ReferênciasEditar

  1. https://us.forums.blizzard.com/en/starcraft/t/staredit-deprecation-in-patch-1-23-0/223 Tópico explicando sobre SCMDraft 2 - Em inglês - Acessado em 11/07/2019.
  2. https://us.forums.blizzard.com/en/starcraft/t/public-staredit-download/457 Tópico no fórum oficial do download do programa StarEdit - Em inglês - 03/08/2019.