FANDOM

lveWikiEsboço Esboço

Trabalhador da colmeia.
Fonte: Descrição oficial do site clássico do StarCraft.

O zangão é a unidade trabalhadora dos zerg, tendo a função de coletar os recursos e "construir" estruturas. Ele é produzido a partir de larvas existente em qualquer base, independente do estágio evolutivo em que ela está, o que acaba incluindo a incubadora, o antro e a colmeia.

O termo "construir estrutura" em parte está errado, já que o próprio zangão é usado e sacrificado na transmutação de unidade em estrutura. Ele serve como uma "semente" que crescerá e dará a origem a estrutura viva escolhida. Consequentemente, ao fazer esta ação, é liberado o suprimento que antes estava ocupado pelo zangão e por esse motivo, a raça zerg tem a facilidade de sair do bloqueio de suprimentos sacrificando alguns zangões ao construir estruturas defensivas ou as que sejam necessário.

Uma coisa que é entendido na hora, é que nem todas as estruturas podem ser feitas fora da gosma que é gerada inicialmente pelas bases e suas variantes evolutivas, exceto as próprias estruturas das bases e a estrutura de extração de gás vespeno. As estrutura construidas precisa estar sobre a gosma para se manter viva e quando ela não está, devido a ação externa que forçou o recuo ou a falta de geração dela, lentamente a estrutura perderá pontos de vida até morrer.

O zangão pode ser usado como reconhecimento inicial, já que os suseranos (grande unidade voadora que vem já início da partida) são unidade lenta em movimento e no momentos iniciais não há unidades de exército barata para exercer essa função. Só após pesquisar o aprimoramento de velocidade dos suseranos é que a situação se torna mais favorável a eles e mais vantajosas nessa função, por ter alguns mapas com grande áreas para percorrer. Isso é claro, enquanto não houver unidade inimigas aéreas que atacam outras unidades aéreas ou unidade de chão que ataquem alvos aéreos.

Uma característica das unidades terrestre da raça zerg, é que é possível pesquisar uma habilidade nas estruturas de base (em qualquer estágio evolutivo), que permite a unidade a ficar entocada (escondida abaixo do solo), mas imóvel. Ela permite deixa-la invisível ao inimigo sem detecção, garantindo que ela não seja atacada e se tenha ainda a visão da área em que está.

Além disso, todas as unidades e estruturas zerg, possuem uma habilidade natural de regeneração, permitindo recuperar pontos de vida lentamente, caso sejam feridas.

Habilidades Editar

WikiSemImagem
lve

Extrair Recursos

Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Ativável.

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

WikiSemImagem
lve

Transmutar Estrutura Básica

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

WikiSemImagem
lve

Transmutar Estrutura Avançada

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

WikiSemImagem
lve

Entocar

Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Pesquisável - Ativável.
PesquisaPesquisada na: Incubadora, Antro e Colmeia.. - Requer para pesquisar:

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

WikiSemImagem
lve

Desentorcar

Tecla de Atalho Padrão: Tipo de Habilidade: Pesquisável - Ativável - Mecânica de Reversão.

Padrão p/ Canhotos:
Grade:
Grade p/ Canhotos:
Clássico:
Padrão do EUA:

História Editar

Como as larvas das quais nascem, o zangão zerg, contêm neles o código genético necessário para transmutar em qualquer grande "Construção" Zerg, que na verdade são estruturas vivas (mas imóveis). Eles só podem crescer em áreas onde a gosma está estabelecida, necessária para obter sua a nutrição e material de construção. Os zangões também pode coletar qualquer tipo de matéria-prima que seja necessário. O gás vespeno é muito importante para os Zerg: o alto estado de energia do gás potencializa seus metabolismos acelerados e é essencial para produção de crias mais avançada Zerg.
Fonte: História oficial do site clássico do StarCraft[4].

Unidades StarCraft
Terrestre
Aéreas
SuseranoMutaliscaParasitoideFlageloGuardiãoDevorador
StarCraft II
Terrestre
LarvaZangãoZergnídeoRainhaRainha ClássicaHidraliscaTatu-BombaBarataInfestador (Terrano Infestado) • Verme NydusMammuthusHospedeiro do Enxame (Gafanhoto) • DevastadorFurtivoPoluidorAberraçãoBrutalisca
Aéreas
VíboraSupervigia (Mutano) • SuseranoMutaliscaCorruptorLorde das Castas (Parasitoide) • FlageloGuardiãoDevoradorLeviatã
Estruturas StarCraft
Básica
Que requerem a câmara evolutiva
Colônia de Esporos
Que requerem o fosso de desova
AntroColônia SubterrâneaCovil de Hidraliscas
Avançada
Avançadas que requerem apenas o antro
PináculoNinho da RainhaCanal Nydus
Avançadas que requerem a ninho da rainha
Colmeia
Avançadas que requerem a colméia
Caverna do MammuthusGrande Pináculo
StarCraft II
Básica
IncubadoraFosso de DesovaCâmara EvolutivaExtrator
Que requerem o fosso de desova
Avançada
Avançadas que requerem apenas o Antro
Avançada que requer o fosso de infestação
Colméia
Avançadas que requerem a Colméia
Caverna do MammuthusGrande Pináculo
Criada por Habilidade de Unidade
Tumor GosmentoGosma
Personagens KerriganIzshaAbathurZagaraDehaka
Planetas AiurCharPhaetonKaldir

ReferênciasEditar

  1. http://www.staredit.net/wiki/index.php/Regeneration Página sobre regeneração na wiki sobre o StarEdit - Em inglês - Acessado em 06/08/2019.
  2. 2,0 2,1 2,2 2,3 https://web.archive.org/web/20181210152600/http://classic.battle.net/scc/zerg/zstats.shtml Página de estatísticas de unidades zerg no site antigo, arquivado pela Archive.org - Em inglês - 08/08/2019.
  3. https://liquipedia.net/starcraft/Unit_Movement_Speed Liquipedia de StarCraft sobre velocidade - Em inglês - 02/08/2019
  4. https://web.archive.org/web/20181207063130/http://classic.battle.net/scc/zerg/units/drone.shtml Página da unidade no site antigo arquivado pela Archive.org - Em inglês - 03/08/2019.